Windows-Store

Depois da mudança de paradigma que o novo Windows 10 veio introduzir, a Microsoft começou a desenvolver mecanismos que facilitem aos desenvolvedores a migração das suas aplicações para o seu novo SO. Depois do fracasso do Project Astoria, mantêm-se ainda de pé o Project Islandwood, este último com o objetivo de migrar as aplicações do iOS para a Windows Store.

Mas e então todas os programas que temos instalados no nosso PC, os comuns como o Microsoft Office, Photoshop e afins? Para esse existe o Project Centennial, o que se compromete a migrar aplicações Win32 e .Net, o qual te venho falar hoje.

   

Há semelhança do que acontece com os projetos referidos anteriormente, este Centennial consiste num conjunto de ferramentas que ajudarão todos os programadores com programas Win32 a migrar as suas aplicações para a nova filosofia do Windows 10, sem a necessidade de reescrever uma linha de código sequer.

Windows-10-for-phones-7

Segundo a própria Microsoft, existem 60 milhões de aplicações clássicas para o Windows, fazendo todo o sentido que a empresa as queira totalmente integradas na nova Windows Store. Claro que no caso do Windows 10 desktop, podes instalar qualquer programa, seja ele desenhado especificamente para o Windows 10 ou não, que ele funcionará na sua plenitude. Contudo o mesmo não se verifica na versão Mobile, logo a uma migração dessas aplicações para essa plataforma enriquecerá e muito o leque de escolhas ao teu dispor.

No seguimento de tudo isto, a Microsoft está já a testar todas as potencialidades deste projeto, com a migração da sua suite de produtividade Office, através do Centennial. Se deres uma vista de olhos pela tua Store, irás encontrar já disponível a “Centennial Office Test1”, aplicação essa que é já possível instalar no teu PC, embora posteriormente não a consigas executar.

A potencialidade deste Project Centennial é enorme, aliás como os restantes, mas impõe-se a questão de se o mesmo conseguirá o sucesso que se espera. Ou se por outro lado terá o mesmo destino do Project Astoria? Só com o passar do tempo teremos respostas para estas perguntas.

Talvez queiras ver:

Viawinbeta
Fontewindows store

O gosto por tecnologia foi algo que esteve sempre dentro de mim. Com o crescer do mercado dos smartphones, também o meu entusiasmo com os mesmos aumentou. Já nos tempos livres, as séries são o meu principal mata-tempo.