Project Ara - Todas as novidades da conferência

André Brito
André Brito
Tempo de leitura: 3 min.

Foi realizada hoje a Project Ara Module Developers Conference, em português, a conferência de desenvolvedores de módulos para o Project Ara que muito resumidamente é o protótipo do smartphone modular da Google, que promete inovar todo o conceito do que para nós é o típico smartphone. A conferência teve como objetivo principal apresentar as novas características do protótipo Spiral 2, que tem estado a ser testado com o processador Tegra K1, um ecrã HD, uma câmara traseira de 5MP e outros módulos, que como já vimos podem ser sensores de vários tipos. As novas características do protótipo incluem conexões mais seguras entre os módulos e o exoesqueleto (que vai dar estrutura e suporte ao conjunto de módulo), novas formas de comunicação mai rápida entre os vários módulos e o exoesqueleto e, mais interessante ainda, apresentaram o plano para o mercado piloto.

Nomeadamente às novas conexões o pessoal do Google ATAP arranjou uma forma mais complexa mas que ocupa menos espaço nos módulos que a anterior, usando EPMs, que significa ímanes eletricamente permanentes. Desta forma os módulos estão mais seguros, realizam-se conexões mais rápidas, consomem muito pouca energia e o utilizador a partir da app Ara Maneger pode escolher quando quer retirar ou conectar um módulo.

Relativamente ao local para o mercado piloto foi escolhido Porto Rico, uma escolha bastante interessante e estratégica. A Google considerou e analisou vários aspetos de diferentes países até concluir que Porto Rico era o local ideal para o importante teste, que vai determinar o plano de acção para a próxima etapa do projeto, os aspetos considerados foram particularmente a questão de Porto Rico não só possuir uma grande variedade de dispositivos, desde telemóveis de gama-baixa até smartphones flagship, mas também de serem utilizadas algumas operadoras americanas juntamente com outras porto riquenhas. Outro aspeto é que, Porto Rico também obedece aos regulamentos da FCC, assim não é necessário fazer nenhuma alteração ao protótipo.

Vão ser colocados, nas ruas de Porto Rico, vários veículos tipo roulottes para que sejam vendidos os benditos dispositivos do Project Ara, juntamente com os respetivos módulos. A Google afirma que na altura de lançamento estarão disponíveis 20 a 30 módulos de vários tipos. Também anunciaram uma parceria com a Universidade de Porto Rico e respetivas escolas para estenderem o alcance do projeto e incentivar desenvolvedores a ingressar neste. O protótipo a ser utilizado no mercado piloto não vai ser o Spiral 2, mas sim o mais recente Spiral 3.

O mercado piloto está planeado começar no 2º trimestre deste ano, e como já disse vai ser realizado em Porto Rico - um país com sorte por albergar este projeto. Os resultados do mercado piloto vão determinar quando e como vai ser disponibilizado para o mercado principal, mas está previsto que o Project Ara chegue aos Estados Unidos na segunda metade deste ano, nessa altura a Google pretende atualizar e melhorar o Spiral 3.

Mais sobre o Project Ara:

  • Project Ara – Mais novidades;
  • Do Phoneblocks ao Project Ara, a historia de uma ideia;
  • Project Ara revela sensor de medição do oxigénio no sangue;
  • O Project Ara já tem concorrente;
  • 100 pessoas vão ter acesso ao Project Ara, uma delas fala português;
  • Demonstração do Project Ara mostrado ao vivo;
  • O Project Ara vai incluir o processador Tegra K1;
  • Project Ara – 2º MDK lançado;
  • Project Ara - Conferência ao vivo.

Queremos saber a tua opinião sobre este assunto por isso fica Clica aqui para saberes como ajudar a 4GNews!

Nós e os nossos meios de comunicação!

  • Fonte
  • Via