Project Ara - Lançado 2º MDK

André Brito
André Brito
Tempo de leitura: 2 min.

Em Dezembro do ano passado tivemos conhecimento dos processadores que vão dar vida ao muito revolucionário Project Ara, o Tegra K1 e o Marvell PXA1928, e da nova placa de circuitos que vai ligar todos os módulos de forma mais eficiente, o Spiral 2 construído pela Toshiba em conjunção com a Google.

Agora estamos em 2015 e isso significa grandes novidades e atualizações em relação ao Project Ara, as quais vão surgir durante todo ano. Desenvolvido pela Google ATAP, a divisão da Google encarregue dos projetos mais inovadores, o Project Ara tem uma conferência de desenvolvedores marcada, a 14 de Janeiro,, onde deveria ser apresentado o segundo MDK - Module Develepor Kit e reveladas todas as mudanças do projeto desde o último MDK.

Mas a Google ATAP decidiu lançar o segundo MDK do Project Ara mais cedo. Hoje os desenvolvedores necessários para o sucesso do projeto já tiveram acesso ao kit que lhes vai possibilitar criarem os seus próprios módulos de forma a funcionarem com o Spiral 2. As novas conexões entre os diferentes módulos e o exoesqueleto, que contém a placa de circuitos que põem tudo em sintonia, são agora feitas "contacless" - sem contacto e permitem reduzir o tamanho, aumentar a durabilidade do dispositivo e diminuir o custo no geral. Outra novidade do projeto é um novo protocolo de software denominado Greybus, que em conjunto com as novas conexões vai melhorar a comunicação entre os módulos. Vai ser também lançada, numa próxima atualização, a aplicação Ara Manager que permite que os utilizadores controlem individualmente as diferentes funções de cada módulo e também que sejam retirados e trocados módulos sempre que se queira.

Vamos também ter uma melhor ideia do como vai a ser o Ara Module Marketplace, a loja online onde os utilizadores vão puder comprar diretamente dos desenvolvedores os diferentes módulos, os quais a Google assegura que são seguros para o uso do público e cujo pagamento vai ser controlado pela mesma.

Estas foram as novidades que pudemos adiantar neste momento mas é possível que tenhamos acesso a mais novidades até 14 de Janeiro, que será o dia da conferência de desenvolvedores na sede da Google em Moutain View

Mais sobre o Project Ara:

  • Project Ara - Mais novidades;
  • Do Phoneblocks ao Project Ara, a historia de uma ideia;
  • Project Ara revela sensor de medição do oxigénio no sangue;
  • O Project Ara já tem concorrente;
  • 100 pessoas vão ter acesso ao Project Ara, uma delas fala português;
  • Demonstração do Project Ara mostrado ao vivo;
  • O Project Ara vai incluir o processador Tegra K1.

Queremos saber a tua opinião sobre este assunto por isso fica livre de comentar abaixo. Clica aqui para saberes como ajudar a 4GNews!

Nós e os nossos meios de comunicação!

  • Fonte
  • Via