Custos de produção do Tesla Model 3 estão a preocupar concorrência

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Se tens acompanhado as novidades no setor dos automóveis elétricos, então certamente conhecerás o Tesla Model 3. Este que é o modelo mais económico da empresa norte-americana começa agora a chegar à Europa e já está a fazer moça.

De acordo com a revista alemã Manager Magazin, marcas como a Audi e Porsche estão preocupadas com os custos de produção do Model 3. Com efeito, a sua grande preocupação está no quão a produção deste modelo consegue ficar mais barata que as suas propostas.

Segundo o que avança a fonte, o Tesla Model 3 custaria cerca de menos 3.000€ a produzir que os modelos da Audi ou Porsche. Um valor que, logo há cabeça, se apresenta como um diferencial bastante considerável.

Audi e Porsche surpreendidas com os custos de produção do Tesla Model 3

Por conseguinte, este valor poderia, eventualmente, conseguir ser suportado pela Porsche. No entanto, a Audi não parece muito confortável com a acomodação de um diferencial tão grande na produção dos seus carros elétricos.

Nesse sentido, ambas as marcas alemãs terão de arranjar forma de conseguir baixar os custos de produção dos seus carros. Isto, claro está, caso ambas queiram entrar no mesmo segmento de mercado do Tesla Model 3. Estamos a falar de um carro elétrico cujo valor de venda começa na casa dos 60.000€.

É de referir que a Audi e a Porsche têm um projeto conjunto para a construção deste tipo de carros. Conhecida como Premium Platform Electric, será sobre este projeto que ambas irão partilhar as suas melhores mentes.

Por conseguinte, este projeto poderá ter de ser adiado até 2020 ou 2021 para tentar baixar os seus custos de produção. Tudo com o intuito de conceber um carro elétrico capaz de combater diretamente com a Tesla.

Mercado dos carros elétricos está em pleno crescimento

Embora a Tesla já esteja neste mercado há uns anos, este conceito ainda tem muito que crescer. Tendo por base a realidade nacional, há ainda um longo caminho a percorrer para que este tipo de carros se tornem a regra.

Em primeiro lugar, há que criar toda uma infraestrutura para o efeito. Os postos de carregamento de carros elétricos não são tão abundantes quanto o desejado. Assim sendo, há ainda um medo generalizado de ficar sem bateria num local remoto.

Em segundo lugar, temos os ainda elevados preços que estes veículos custam. Quando comprados com veículos a combustão, temos ainda preços demasiado elevados para muitos dos cidadãos nacionais.

Será com a entrada de nomes de peso como a Audi ou Porsche que a concorrência começará a ser mais séria. Até lá, há ainda um longo caminho a percorrer, o qual não deixo de estar entusiasmado para assistir.

Editores 4gnews recomendam:

Carros da Tesla vão receber o “Modo Cão” já esta semana

Camião caiu num precipício porque condutor seguiu o Google Maps

Rússia vai-se desligar da internet… Para ver o que acontece!

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.