Processadores M da Apple têm falha de segurança que não pode ser corrigida

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Um grupo de investigadores norte-americanos depararam-se com uma falha de segurança que deixará todos os utilizadores Mac em alvoroço. Em causa, uma falha de segurança na série de processadores M da Apple que abre caminho para informações confidenciais dos utilizadores.

Em rigor, esta vulnerabilidade permite que malfeitores possam aceder a chaves de encriptação dos utilizadores Mac. O maior problema e fonte de desassossego é o facto de esta falha de segurança não poder ser corrigida.

GoFetch é a falha de segurança com que os utilizadores Mac irão se preocupar para sempre

Os especialistas que se depararam com este fenómeno apelidaram esta falha como "GoFetch". Trata-se de uma vulnerabilidade que abre um canal secundário de acesso aos equipamentos visados.

Apple M vulnerabilidade
Imagem criada por IA Microsoft Designer

Ao ser explorada, permite que os hackers tenham acesso às chaves de encriptação dos utilizadores. Estes dados serão recolhidos quando o utilizador executar tarefas de encriptação nos seus computadores Mac.

Perante esta explicação, acredita-se que quem não use o Mac para esta finalidade não tenha de se preocupar com esta vulnerabilidade. Caso uses um destes computadores para propósitos de encriptação, infelizmente não há nada a fazer.

Isto porque a GoFetch está enraizada no design dos processadores da série M da Apple. O facto de estar profundamente ligada ao hardware do processador torna a sua correção bastante complicada, se não mesmo impossível.

Para colmatar este problema, teriam de ser usados softwares de criptografia terceiros que certamente iriam prejudicar gravemente o desempenho do próprio processador. Algo que se tornaria ainda mais evidentes nos chips M1 e M2.

Há quem refira que esta vulnerabilidade já é conhecida pela Apple desde 2022. Isso pode ser a razão para a empresa ter adicionado uma opção que desativa instruções DMP no novo M3.

Apesar destes relatos, alguns utilizadores exprimem a sua esperança de que a Apple possa mitigar este problema através do seu software. Caso contrário, estes afirmam que ficarão "mais preocupados".

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.