Problemas de rede no OnePlus 5? Eis algumas soluções práticas!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.
OnePlus 5 4K Ultra-HD Problemas de rede
Problemas de rede no OnePlus 5?

O OnePlus 5 é o meu mais recente smartphone e tenho-o utilizado quase diariamente (intercalando claro com os equipamentos que tenho de analisar). No geral não tenho motivos de queixa mas, recentemente, já senti alguns problemas de rede neste smartphone e em vez de só me queixar resolvi publicar algo útil para o leitor comum e sobretudo para quem tiver um OnePlus 5.

Vê ainda: Google Play Store com 21 Apps temporariamente gratuitas para Android

Apesar de ainda recentemente terem recebido a OxygenOS 4.5.12 com várias correções de erros e algumas melhorias gerais. Contudo, alguns utilizadores tem relatado alguns problemas sérios na recepção de rede sem-fios ou Wi-Fi através dos fóruns da OnePlus e da XDA Developers e também alguns problemas de recepção de rede móvel de telefonia.

Problemas de rede no teu OnePlus 5?

Perante alguma confusão em torno deste assunto, importa referir que os problemas na rede móvel tem afetado quem não usa, por norma, a conexão de dados 4G sempre ativa. O problema estará na rede 3G, ou seja, nas frequências H+.

Problemas de rede OnePlus 5
Uma das situações expostas no fórum XDA

Na prática isto significará que quem residir em áreas remotas em que a conexão 4G ainda não esteja disponível dificilmente conseguirá estabelecer uma conexão de dados estável através da frequência H+ que se está a desligar escassos segundos após ter sido ativada.

Este erro não parece ter uma solução disponível, pelo menos não para já e não duvido que muito em breve o OnePlus 5 receba uma nova atualização da sua OxygenOS para resolver esta falha.

Entretanto, outros dos problemas que tem sido relatados pelos utilizadores do OnePlus 5 são as aparentes quebras / falhas da conexão Wi-Fi nestes smartphones Android. Sobretudo entre os utilizadores que usam a conexão Wi-Fi na frequência 5Ghz que, ou não estão a conseguir aceder à Internet (sem conexão de rede wi-fi) ou não a estão a conseguir manter por mais do que alguns segundos.

Felizmente este último problema parece um pouco mais solucionável, sobretudo com as seguintes dicas / métodos:

Reset geral ao OnePlus 5

Repor literalmente todas as definições e configurações do OnePlus 5 pode ser uma maneira eficaz de solucionar estes problemas de ligação à rede Wi-Fi. Caso o teu smartphone tenha começado a apresentar estes sintomas esta pode ser uma boa maneira de corrigir as incoerências.

OnePlus 5 smartphone Android Problemas de rede
Conexão Wi-fi também tem sido alvo de algumas queixas

Por outro lado, caso o problema de ligação suceda apenas com uma rede wi-fi em particular deverás fazer um reboot (desligar - esperar pelo menos 60 segundos - e ligar o teu router) na esperança de resolver algum conflito de redes.

Repor as definições de Rede

Caso os problemas de rede no teu OnePlus 5 estejam a ocorrer em mais do que uma rede wi-fi então aconselho-te a repor as definições de rede no teu smartphone.

Para tal vai a Definições - Cópia de Segurança e Reposição - Reposição de Definições de Rede. Isto irá repor as definições de origem no teu OnePlus 5 e esquecer todas as informações de rede existentes como os dispositivos Bluetooth emparelhados e redes wi-fi guardadas.

Depois deste procedimento aconselho-te a reiniciar o teu dispositivo e, posteriormente a conectar-te à rede Wi-Fi e verificar se o problema ficou ou não resolvido.

Alterar as definições de DNS

Se, por outro lado, o teu OnePlus 5 consegue conectar-se a uma rede Wi-Fi e, mesmo tendo tu um bom serviço de Internet e estando próximo do emissor de sinal a navegação Web no smartphone é muito lenta, ou se as velocidades de download no dispositivo também são deploráveis então está na altura e mudar o servidor DNS.

Vê ainda : Análise ao OnePlus 5

Para tal o primeiro passo será fazer com que o OnePlus 5 esqueça a presente rede Wi-Fi. Em seguida carrega no nome da rede para te ligares novamente mas, antes de introduzires a Palavra-Pass carrega em "mostrar opções avançadas". Em seguida carrega em "Definições IP" e agora seleciona "Estático".

Deixa as outras definições de IP tal como estão e introduz simplesmente o servidor DNS que queres passar a utilizar. Podes escolher em primeiro lugar o DNS da Google (8.8.8.8, 8.8.4.4) ou então o OpenDNS(208.67.222.222).

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Esperemos que isto resolva os problemas de conexão no teu OnePlus 5, pelo menos os problemas de ligação Wi-Fi, para os demais teremos que esperar pela próxima atualização da OxygenOS.

E tu, já sentiste algum problema deste género no teu OnePlus 5? Seja em sinal de telefonia como Wi-Fi?

Outros assuntos relevantes:

OnePlus 6 ou OnePlus 5T? Este pode ser o aspeto do novo smartphone

Google Play Store com 6 pacotes de ícones completamente gratuitos

Apple iPhone 8 – já são pelo menos sete os casos de baterias defeituosas

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.