OnePlus 5 - Review / Análise - Já conheces este smartphone?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 8 min.

O OnePlus 5 é um dos smartphones mais mediáticos de 2017 e desde o seu lançamento que foi alvo de várias controvérsias. A jovem marca chinesa já olha mais além e quer chegar ao grande público. Para tal reuniu inspirações nos mais diversos smartphones presentes no mercado como o5 pontos contra antes de me decidir e comprar uma unidade para uso próprio. Agora, depois de o utilizar há mais de um mês, partilho as nossas conclusões sobre este dispositivo Android. Merecerá ainda o título de flagship killer ou ter-se-á tornado um servo das tendências de mercado? Fica agora com a nossa análise completa em vídeo e aqui, em artigo.

Análise ao smartphone OnePlus 5

Chegou-me através do aqui.

Depois de uma boas primeiras impressões e uma experiência de unboxing gratificante, este que era um dos smartphones mais aguardados de 2017 começou a revelar os seus segredos.

Antes de mais, o seu preço este ano está mais elevado, custando a versão base €499 euros e a versão mais equipada, €549 euros. Perante este aumento de preço a marca tem que provar que o investimento valerá a pena. Pois bem, comecemos pelo design e qualidade de construção.

Alumínio é o material de construção do smarptohne OnePlus 5

Construído em alumínio, este phablet é consideravelmente grande mas, ao mesmo tempo, é muito elegante e torna-se fácil utiliza-lo com uma só mão.

Contudo, para mim revelou-se essencial utilizar uma capa de proteção e felizmente este ano as Style Swap Cover's da marca possuem um toque ainda mais genuíno. Especialmente neste modelo, a capa em Rosewood combina bem com o esquema de cor preta.

A sua qualidade de construção é irrepreensível, faltando apenas a certificação IP68 (resistência à água). Pesa 153 gramas e possui um rápido e fiável leitor de impressões digitais / sensor biométrico no seu botão central "Home".

As suas arestas são arredondadas e o equipamento acaba por parecer ainda mais fino do que os seus 7.3 mm de espessura dão a entender. Possui um acabamento mate (sem brilho) sendo ligeiramente escorregadio. Traz ainda uma película pré-aplicada no ecrã, tal como os seus antecessores que analisamos aqui.

Todo o OnePlus 5 apresenta uma construção premium, sem qualquer rangido e com uma atenção ao pormenor que revela até no clique dos botões físicos, desde o seletor de volume, botão On/Off e o interruptor de notificações que é sem dúvida muito útil no dia-a-dia. Contudo, devido à reduzida espessura do smartphone estes botões são muito estreitos e não são os mais agradáveis de utilizar pela sua reduzida espessura.

Faltou apenas a certificação IP68 no smartphone OnePlus 5*

O seu design não é propriamente original mas quando o temos ao nosso lado acabamos por perdoar estes quase-plágios de outros smartphones.

*a certificação IP68 significa proteção total contra poeira (6) e proteção contra longos períodos de imersão em água e pressão (8). Mesmo assim, o smartphone OnePlus 5 conta com alguma resistencia a salpicos.

São linhas extremamente elegantes e que pessoalmente considero bonitas. Originais não, simples e sóbrias, sim. Está disponível em três cores, Preto, Cinza escuro e Dourado.

Na caixa do OnePlus 5 terás:

  • Smartphone
  • Carregador USB Dash Charge
  • Cabo USB
  • Pino de extracção SIM
  • Guia de iniciação rápida e de boas-vindas

Performance e desempenho do OnePlus 5

Aqui torna-se até injusto comparar o OnePlus 5 a qualquer outro smartphone Android. Equipado com 6 ou 8GB de memória RAM e, neste momento, o melhor processador do mercado, o Snapdragon 835 da Qualcomm, para além de uma UI (user interface) voltada para o desempenho, não há rival possível para este smartphone a nível de rapidez e fluidez.

A nível de software temos aqui a UI (user interface) OxygenOS que neste momento se baseia no Android Nougat. É claramente voltada para a performance e desempenho possuindo ferramentas úteis para o utilizador final. É bastante leve e crua em alguns aspecto o que poderá não agradar a todos os consumidores.

Esta é simplesmente a melhor experiência que tivemos num smartphone Android e isto deve-se à conjugação entre o poderoso hardware e um software eficaz.

Características do smartphone OnePlus 5

  • Ecrã / tela de 5.5 polegadas Optic AMOLED
  • Resolução Full-HD (1920x1080p) 401ppp
  • Vidro Corning Gorilla Glass 5
  • Sistema operativo Android Nougat
  • Interface Oxygen OS
  • Processador Snapdragon 835
  • SoC Octa-core (4×2.45 e 4×1.9GHz)
  • Gráfica Adreno 540
  • 6/8GB de memória RAM
  • 64/128GB de armazenamento interno
  • Bateria de 3300mAh
  • Bluetooth 5.0
  • USB do Tipo C
  • Leitor de impressões digitais
  • Câmara traseira dupla de 16+20MP
  • f/1.7, 24mm, EIS + f/2.6, 36mm
  • Câmara frontal de 16MP
  • Dimensões: 154.2 x 74.1 x 7.3 mm
  • Peso 153 g
  • Conectividade Dual-SIM
  • Porta Jack de 3.5mm

Ecrã / Tela do OnePlus 5

Aqui tive opiniões mistas. Se, por um lado, esta é praticamente a mesma tela ou ecrã que já tínhamos visto no seu antecessor, por outro lado continua a ser mais do que suficiente ou mesmo excelente para a maioria dos utilizadores.

São cores extremamente ricas, bons ângulos de visão, detalhe e definição suficientes apesar de aqui os seus rivais mais caros levarem a melhor. Mesmo assim, tem um contraste perfeito, brilho forte, um novo modo de leitura que aplica tons de cinza a todos os conteúdos, modo noite que elimina os azuis e a sua visibilidade ao ar livre é excelente.

"Apenas" Full-HD mas é um display AMOLED

Se é "apenas Full-HD", sim, é. Se chega e é bom? Sem dúvida! Proporciona-te uma ótima experiência de visualização, várias opções de temperatura de cor nas definições e de vivacidade da imagem. Para além disso consegue ser excelente para jogos e o seu altifalante tem uma qualidade muito boa com um volume excelente.

Em suma, pode não apresentar a maior definição do mercado ou não ter uns bezels ignoráveis mas continua a ser um ótimo ecrã, mais do que suficiente para teres uma excelente experiência de visualização.

Câmaras: Fotografia e Vídeo no OnePlus 5

A fotografia móvel é uma área cada vez mais preponderante na hora de escolher um novo smartphone e a OnePlus sabe isso. Para tal, preparou uma boa câmara para este OnePlus 5. Muito boa aliás, em certas condições...

Quando anunciaram a sua parceria com os peritos da DxO a expectativa em torno da qualidade fotográfica do OnePlus 5 atingiu máximos históricos. Neste momento é o 9º classificado e apesar de não ser a melhor câmara do mercado, está entre os melhores.

Equipado com uma câmara principal dupla, com 16+20MP, abertura de f/1.7 com distância focal de 24mm, EIS (estabilização eletrónica da image) e abertura de f/2.6 com distância focal de 36mm, respectivamente.

Câmara principal de 16+20MP no OnePlus 5

Esta câmara destaca-se das demais por te dar a possibilidade de aproximar do objecto (zoom ótico de 1.6x).

Isto permite-te também criar um belo efeito de desfoque do fundo, ainda que por vezes não seja perfeito.

Vê aqui todas as fotos em alta-qualidade

A nível de qualidade de fotografia notei que em condições de boa luminosidade o OnePlus 5 surpreende com excelente detalhe, boas cores (saturação e vivacidade), bom equilíbrio de brandos e intervalo dinâmico. Aqui sim, uma das melhores câmaras que já testei e com um excelente modo Manual na sua câmara.

Em condições de baixa luminosidade o cenário já não é tão positivo. Devido à ausência de estabilização ótica da imagem (OIS), acabamos com algumas fotos um pouco tremidas e o ruído digital é notório pois quando a luz escasseia o valor do ISO aumenta exponencialmente.

A gravação de vídeo conta agora com a estabilização eletrónica (EIS) nas filmagens em 4K Ultra-HD e os resultados são muito agradáveis. Boa captação de som e imagem com excelente definição. Vídeos muito recomendáveis neste OnePlus 5.

Autonomia de Bateria do OnePlus 5

Equipado com uma bateria de 3300mAh com carregamento rápido Dash Charge, o OnePlus 5 possui uma autonomia para cerca de um dia de utilização intensa ou um dia e meio de utilização variada.

Atingi uma média de 4,5 horas de ecrã ligado e graças à tecnologia de carregamento rápido Dash Charge, o smartphone é extremamente rápido a encher totalmente esta bateria de 3300mAh e acaba por compensar a ausência de carregamento sem-fios.

Sem suma, possui uma autonomia boa a muito boa. Não é o melhor que já testamos neste quesito mas sem dúvida que não ficarás insatisfeito com a duração da sua bateria ao longo do dia.

Conclusão da análise ao smartphone OnePlus 5

Sentimos que este ano a marca jogou mais pelo seguro. Principalmente a nivel de design tentou inspirar-se nos equipamentos mais icónicos e facilmente reconhecíeis do mercado, os iPhones. Contudo, recheou este OnePlus 5 com um hardware tão poderoso que não nos podemos queixar quanto à sua rapidez e desempenho.

A sua bateria não desilude, muito pelo contrário aliás e tem vindo a melhorar com as atualizações da OxygenOS. A sua câmara prometia imenso e acabou por se revelar "apenas" muito boa.

Se é um smartphone perfeito? Não...mas também duvido que isso alguma vez venha a existir. Está mais caro mas, tendo em conta todos os factores e concorrentes acaba por valer cada centavo investido nele.

Para mais informações sobre smartphones e tudo sobre tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no para Android e nunca percas uma notícia, dica ou análise.

Outros assuntos relevantes:

Nintendo 3DS XL Samus Edition já disponível, mas só nos EUA

Westerosi Rhapsody é o vídeo que junta Game of Thrones e Queen

Bem depois da PlayStation 4, Spotify fica disponível para a Xbox One

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.