Priberam lança plataforma de “fact checking” assistida por IA

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Priberam apresenta hoje oficialmente a plataforma Monitio. Em Madrid, é anunciada esta plataforma que permite a monitorização de ‘media’ de todo o mundo em tempo real, e é capaz de traduzir o conteúdo em qualquer língua para inglês.

Esta criação da Priberam chega num contexto de projeto europeu, e trata-se da primeira solução neste mercado a dar acesso a conteúdo multilingue com a opção da sua tradução. Além disso, o Monitio integra ferramentas assistidas de verificação de factos até agora indisponíveis no mercado de monitorização de ‘media’.

Monitio

Por enquanto, esta plataforma vai ser lançada em Portugal e Espanha. Antes de chegar ao mercado, a Priberam revela que estas ferramentas foram testadas por jornalistas da Deutsche Welle, para que tudo esteja a funcionar da melhor forma.

Como funciona o Monitio

“O Monitio organiza automaticamente milhares de artigos em grupos temáticos, para que os utilizadores obtenham uma visão geral de como o conteúdo se relaciona com tópicos específicos, pessoas, empresas, etc. Os utilizadores podem receber informação mais aprofundada da sua indústria, mercados e concorrentes”, explica a Priberam.

De realçar que o Monitio combina inteligência artificial (IA) e tecnologias linguísticas para fornecer informações e relatórios melhores e mais fiáveis. Ademais, inclui uma ferramenta de verificação de factos para lutar contra a desinformação.

“Através de tecnologia de IA, oferecemos aos utilizadores do Monitio acesso a informações locais e globais mais abrangentes e menos tendenciosas,” afirma Carlos Amaral, CEO da Priberam. Esta verificação de factos assistida do Monitio foi desenvolvida em conjunto com a equipa do Professor Andreas Vlachos, da Universidade de Cambridge, perito na área da verificação de factos.

O Monitio tem financiamento da UE para desenvolver as principais tecnologias e preparar o lançamento comercial. Resulta de uma colaboração pan-europeia entre a Priberam, a emissora pública Deutsche Welle, a Universidade de Cambridge e a agência de relações públicas Scandinavian Communications.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.