Preços das telecomunicações sofrem aumento recorde em Portugal

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O mês de fevereiro de 2024 foi de ajustes drásticos nos preços das telecomunicações em Portugal. Os mais recentes números da ANACOM revelam que se atingiu um pico histórico de 5,8% de aumento em comparação com o mês anterior.

Esta alteração é a mais significativa desde maio de 1993. Chegou como resultado de um "ajuste de preços" por parte dos prestadores de serviços. Afetou principalmente as ofertas em pacote, além dos serviços móveis e de banda larga móvel.

A situação ganha contornos ainda mais preocupantes ao observar-se que, em comparação com o período homólogo, houve um aumento de 7,2% nos preços. Ou seja, esta é a maior variação anual desde abril de 1994.

Este aumento nos preços das telecomunicações superou em 5,1 pontos percentuais a inflação geral. Esta é medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que se situou em 2,1%.

Se olharmos para a média dos últimos doze meses, os preços das telecomunicações subiram 4,9%. Estes são números que ultrapassam em 1,6 pontos percentuais a taxa de inflação geral. Esta é a maior taxa de variação média observada desde janeiro de 1997.

Quando comparado com o panorama europeu, Portugal registou uma das variações mais elevadas. Situa-se 3,6 pontos percentuais acima da média da União Europeia, onde a taxa média dos últimos doze meses foi de apenas 1,3%.

Isto coloca Portugal como o terceiro país com o aumento mais significativo, apenas atrás da Hungria, que lidera com uma subida de 11,7%. Numa perspetiva de longo prazo, desde o final de 2009, os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 21,3%.
No mesmo período, a média na União Europeia foi de uma diminuição de 8%.

No que toca à competitividade das ofertas, a NOWO destacou-se por oferecer as mensalidades mais baixas em várias categorias de serviço.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.