Português cria plataforma que revela acordes de qualquer música

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Desta vez não muito ligado a Smartphones ou aplicações móveis, vimos apresentar a Chordify, uma plataforma online vocacionada para os amantes de instrumentos de cordas.

Um antigo aluno da Universidade do Minho (UMinho), José Pedro Magalhães, foi um dos criadores deste software que ensina a tocar qualquer música na guitarra, cavaquinho e piano, revelando os respetivos acordes.

Em comunicado, a UMinho acrescenta que a plataforma, criada por um grupo de cinco investigadores, é única no mundo, por ser online, gratuita, automática e intuitiva.

Atualmente, atrai cerca de 50 mil visitantes por dia.

Em causa está a plataforma Chordify , que decifra e converte os acordes de qualquer musica.

O utilizador apenas tem de fazer upload de uma música em MP3 ou de colocar na plataforma o link de um vídeo do Youtube ou do SoundCloud.

À medida que o tema vai tocando, a plataforma apresenta os acordes necessários para o tocar.

O serviço funciona para qualquer canção, por mais obscura que seja. E essa é uma grande vantagem, pois outros sites constroem bases de dados de acordes manualmente, tendo apenas os artistas famosos.

De momento, o tema mais popular é Wherever you are, dos australianos 5 Seconds of Summer.

O informático de 29 anos, natural de Vila Nova de Gaia, admite que não esperava uma adesão tão grande da comunidade mundial em tão pouco tempo. Passaram de 500 visitas por dia para mais de 50.000, ou seja, atingiu-se um milhão e meio de visitas em menos de um ano de existência.

Ex-aluno da licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática da UMinho, José Pedro Magalhães é o único português envolvido na criação daquela plataforma.

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.