Polestar alia-se à Meizu para lançar smartphone exclusivo para novos carros

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O que é que as fabricantes automóveis Volvo e Polestar têm em comum com a fabricante de smartphones Meizu? Bom, as três pertencem à chinesa Geely Global que também tem como subsidiárias marcas como a Lotus, a Proton, entre outras.

Era apenas uma questão de tempo até que, fruto de um mesmo conglomerado empresarial, surgisse assim um smartphone temático para os veículos elétricos em questão. A confirmação partiu do CEO da própria Polestar, Thomas Ingenlath em declarações à CNBC.

Smartphone Meizu exclusivo para os carros elétricos da Polestar

Carro elétrico Polestar 4
O veículo elétrico Polestar 4.

Segundo o próprio CEO, "Aqui temos uma oportunidade de aliar os dois mundos, sem fronteiras...para uma transição sem percalços", apontou Ingenlath. Para o executivo, este smartphone proprietário será um toque de requinte, único para os seus carros elétricos.

Muito à semelhança do que sucede com alguns modelos de luxo, a Polestar deverá fornecer, a partir de dezembro de 2023, novos smartphones fabricados pela Meizu a acompanhar os seus veículos.

"Eu ainda tenho algumas dificuldades em sincronizar todos os dados do smartphone com o carro, sejam as SMS e até a lista de chamadas", acrescenta.

Por isso mesmo, ao ter um smartphone dedicado ao veículos da sua marca, com algum software potencialmente otimizado para tal, é efetivamente possível entregar uma melhor experiência de utilização.

O objetivo? A união ideal entre carro elétrico e smartphone Android

Carro elétrico Polestar 4
O veículo elétrico Polestar 4.

A Meizu é uma fabricante Android com vários anos de experiência no mercado, desenvolvendo a sua interface Flyme OS. Agora, para integrar os carros elétricos da marca de origem nórdica, poderemos ter o Flyme Auto, uma versão otimizada para veículos.

Esta união poderão ser primeiramente implementada na China e, futuramente, espalhar-se também nos demais mercados globais. É, de momento, uma ambição do CEO da Polestar que visa criar e entregar um melhor ecossistema a acompanhar os seus carros.

O smartphone será mais que uma chave digital, podendo tornar-se num verdadeiro complemento do carro. De momento, contudo, não sabemos se este smartphone fabricado pela Meizu será distribuído internacionalmente, ou comercializado em separado.

Smartphone será (mais) um motivo para comprar os carros da Polestar

Carro elétrico Polestar 4
O veículo elétrico Polestar 4.

A Polestar é uma das fabricantes europeias que se tem implementado no mercado ocidental com algum sucesso frente às fabricantes de renome, com mais anos de mercado. É também uma das poucas que consegue entregar soluções de mobilidade elétrica que rivalizam, e quiçá até superam, as propostas da norte-americana Tesla.

Por sua vez, também já demos conta dos rumores que sugeriam o desenvolvimento de um smartphone para integrar os veículos elétricos da Tesla, com um propósito naturalmente muito similar.

Em todo o caso, a chegada deste telefone da Polestar deve coincidir com as primeiras entregas do novo carro Polestar 4 na China em dezembro próximo.

Tesla rival Polestar plans own smartphone launch alongside its first electric vehicle in China https://t.co/aMizE2F8R1

— CNBC (@CNBC) 6 de setembro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.