Decisão surpreendente: China proíbe funcionários do governo de usar iPhones no trabalho

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

O governo chinês proibiu os funcionários das autoridades centrais de usarem iPhones para trabalhar ou sequer levarem o smartphone da Apple para instalações governamentais.

A informação chega através do The Wall Street Journal e da agência de notícias Reuters que citam fontes próximas ao assunto.

Razões para a proibição do iPhone pelas autoridades governamentais é desconhecida

imagem de grupo do iPhone 14
A pouco menos de uma semana da apresentação do novo iPhone 15, o governo chinês não quer o smartphone da Apple nas instalações governamentais Crédito@Apple

A notícia foi avançada pelo The Wall Street Journal e está a ser amplamente divulgada pela agência de notícias Reuters. O governo chinês proibiu os funcionários das autoridades centrais de usarem o iPhone para trabalhar e de levarem o smartphone da Apple para as instalações governamentais.

De acordo com as informações divulgadas, nas últimas semanas, os funcionários têm vindo a receber instruções acerca desta restrição, tanto no local de trabalho como em plataformas de conversação online.

Esta proibição surge a pouco menos de uma semana do evento da Apple que, espera-se, apresente oficialmente a nova geração do iPhone 15. Segundo o The Wall Street Journal, outros fabricantes de smartphones estrangeiros não estão abrangidos por esta restrição, apenas a Apple está a ser visada.

China quer diminuir dependência da tecnologia estrangeira

Recorde-se que nos últimos dez anos, a China tem vindo a tentar reduzir a sua dependência de tecnologia estrangeira. O governo chinês já pediu aos bancos do país e a empresas que trabalham com o Estado para que utilizem software desenvolvido em território nacional, assim como tem estado a impulsionar a produção de semicondutores no seu território.

Todas estas medidas têm vindo a ser intensamente reforçadas desde 2020 e fazem parte de um modelo de crescimento designado por “dupla circulação” que tem como objetivo principal reduzir a dependência da China de mercados e/ou tecnologia estrangeira.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt