PlayStation 5 vs Xbox Series X: conhece as diferenças entre as consolas!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Microsoft e Sony já anunciaram as especificações técnicas de ambas as suas futuras consolas: Xbox Series X e PlayStation 5. Desta forma, já nos é possível fazer uma comparação de hardware entre as duas vindouras consolas, pelo menos a nível técnico.

Comparação técnica da PlayStation 5 e Xbox Series X

Consola PlayStation 5 Xbox Series X
Processador AMD Zen 2 8-core (3.5 GHz) AMD Zen 2 8-core (3.8 GHz)
GPU AMD RDNA 2 (10.28 TFLOPs, 36 CU) AMD RDNA 2 (10.28 TFLOPs, 52 CU)
Memória 16 GB GDDR6 16 GB GDDR6
Armazenamento interno 825 GB (NVMe SSD) 1 TB (NVMe SSD)
Drive óptica 4K Ultra HD Blu-ray 4K Ultra HD Blu-ray
4K Sim Sim
8K Sim Sim

Xbox Series X é mais poderosa (no papel)

Ao olharmos para as especificações, podemos verificar que a Xbox Series X foi mais "favorecida" pela AMD. O seu processador atinge os 3.8 GHz de frequência sendo que a PlayStation 5 fica nos 3.5 GHz.

Adicionalmente, a gráfica personalizada da Xbox Series X possui 52 unidades de computação contra 36 na PlayStation 5. Resta saber se estas diferenças se irão traduzir em performance real mas para já, podemos dizer que a Xbox Series X tem mais potência de hardware.

PlayStation 5 é mais rápida devido ao SSD

Não te deixes enganar pela quantidade. O disco SSD da Xbox Series X é de 1 TB onde o da PlayStation 5 é "apenas" 825 GB. Contudo, o disco da PS5 é bem mais rápido, capaz de processar 5.5 GB de informação por segundo. Já o da Xbox Series X, apenas 2.4 GB de informação por segundo.

Esta diferença pode traduzir-se em tempos de carregamento superiores na Xbox Series X, se compararmos dois jogos iguais. Claro que existem outros factores a ter em conta como optimização dos jogos por parte dos programadorres.

Performance em jogos será o fator decisivo

Em suma, temos de aguardar pelo lançamento das consolas, para que verdadeiros testes possam ser feitos. Ambas as consolas possuem as suas diferenças, que se poderão traduzir em vantagens, influenciando a decisão de compra dos consumidores. Baseada nesta comparação preliminar, qual consola escolherias?

Editores 4gnews recomendam:

  • União Europeia pede ao YouTube e Netflix para limitarem os seus serviços para evitar problemas!
  • 20 melhores jogos Android para jogar offline em 2020
  • Football Manager 2020 está grátis na Steam (Tempo limitado)
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.