PlayStation 2 portátil: com este mod o sonho é realidade

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Jogar títulos da mítica PlayStation 2 é possível graças às versões para as consolas mais recentes da Sony, ou até a versões mobile de grande sucesso. E se pudesses ter uma experiência completa desta consola na atualidade de forma portátil?

O youtuber GingerOfOz quis levar isso à letra, e criou aquilo a que chamou PS2 Eclipse. Para tal, foi necessário reduzir o tamanho da motherboard da consola, e colocá-la numa estrutura desenvolvida numa impressora 3D.

Os botões usados são de uma PlayStation Vita, e os joystick da Nintendo Switch. O painel escolhido é de 5” polegadas com resolução de 480p, mais que suficiente para a exigência da consola.

Hardware original da PS2 permite correr todos os jogos compatíveis com a consola

Tal como refere o The Verge, a grande qualidade deste mod é que não é um emulador, e usa hardware original da PS2. Dessa forma, todos os jogos lançados para a consola são compatíveis.

After 2 months of having this consume my life, I'm excited to finally unveil the PS2 Eclipse. A PS2 console packed down into a Nintendo Switch style handheld pic.twitter.com/1GZUCh5vY0

— GingerOfOz (@GingerOfMods) 5 de agosto de 2021

Como podes ver no vídeo, carregar certos jogos pode demorar um pouco. E embora alguns possam “travar”, a experiência parece ser bastante positiva. Além disso, a autonomia de 2 horas e meia não é má de todo para algo não profissional.

A pior parte associada a este mod é que não o poderemos comprar. O youtuber GingerOfOz afirma que não tem planos para vender esta versão alterada da consola, embora o tenha feito com uma anterior versão da Wii em formato de GameBoy, que podes conhecer abaixo.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.