Apple corrigirá o maior problema das fotos dos iPhone 12 com o iOS 15

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A fotografia computacional é aclamada como o futuro da captação de imagens com smartphones e esta decisão da Apple guia-nos nesse sentido. A tecnológica de Cupertino removerá automaticamente, no pós-processamento, uma das maiores falhas das câmaras dos iPhone 12. Fá-lo-á com a próxima grande atualização do sistema operativo dos iPhone, o iOS 15.

Em causa está o "Lens Flare" ou o reflexo da luz na lente, uma aberração ótica causada pela dispersão da luz que entra na objetiva e respetivas lentes através das suas extremidades. Algo que nos telefones iOS de última geração, e mesmo nas anteriores, causa desagradáveis pontos verdes.

Uma das maiores falhas nas câmaras dos atuais iPhone 12 terá correção com o iOS15

Apple iPhone
Exemplo de reflexo da lente na imagem captada pelos iPhone 12. Crédito: PhoneArena

Tal como se torna percetível na imagem acima, os artefactos na imagem são uma causa comum de queixas dos utilizadores dos iPhone 12. A par do #batterygate, também os artefactos de tez esverdeada estavam a causar desagrado junto do comum utilizador.

Em causa estão os reflexos causados por pontos luminosos, janelas e outros elementos em vidro que produziam um reflexo esverdeado, percetível nas fotografias. O problema foi relatado nos iPhone 12, iPhone 12 Pro e em modelos anteriores.

A temática serviu de mote a várias discussões em fóruns dedicados à fotografia, bem como os próprios fóruns e páginas da Apple, sobretudo pelos utilizadores dos modelos atuais. A problemática terá, contudo, chegado ao conhecimento da tecnológica.

A correção foi detetada no iOS 15 beta 4 para iPhone

Tal como apontou um utilizador da plataforma Reddit, a mais recente versão de testes do sistema operativo iOS 15 para smartphones, a Beta 4, já conta com um método para eliminação deste problema. Trata-se de uma etapa extra no processamento digital da imagem que vem eliminar estes reflexos verdes.

Importa frisar que o resultado só é percetível após a imagem ser captada e apresentada pelo iPhone. Portanto, continuará a ser visível na janela de captação, antes de tirar a fotografia. O resultado, contudo, estará livre desta imperfeição.

Acima podemos ver um vídeo onde o fenómeno é habilmente demonstrado, sendo utilizado um iPhone 12 no modo de gravação de vídeo. Em cenário noturno com vários pontos luminosos a gerar reflexos são visíveis os artefactos a verde na imagem.

O iOS 15 deve chegar aos utilizadores em setembro de 2021

Importa também frisar que esta mesma sintomática é relatada por utilizadores do iPhone XR, iPhone Xs, bem como do Apple iPhone 8 Plus. No entanto, não sabemos se o processador destes modelos mais antigos conseguirá executar as etapas adicionais de processamento para eliminação deste problema assim que chegar o iOS 15.

Até ao momento os utilizadores de modelos recentes de iPhone já com o iOS 15 Beta 4 referem que o problema é virtualmente eliminado. Há, no entanto, nuances consoante o tipo de imagem / vídeo e elementos na imagem. Ainda assim, o #flaregate estará essencialmente resolvido para a maioria dos utilizadores assim que a Apple distribua o iOS 15.

Espera-se, por fim, que o iOS 15 seja distribuído pouco após a apresentação dos iPhone 13. Desse modo, contamos com a sua disponibilidade global em meados a finais de setembro de 2021.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.