Plag.pt - 5 pontos bem úteis para este detector de plágio gratuito

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.
plag.pt detector de plágio
Uma ferramenta que certamente se revelará útil

O plágio (ou cópia) é um fenómeno que teima em persistir no mundo académico e mesmo no mundo digital - indo muito além da indústria musical. Apesar de existirem várias ferramentas de verificação de fontes e correspondência, por vezes um simples detector de plágio fará toda a diferença na tua vida profissional ou pessoal. Posto isto, apresento-te agora o Plag.pt, uma ferramenta que certamente se revelará útil no teu percurso académico.

Vê ainda: WhatsApp – Já é possível localizar pessoas em tempo real – Android e iOS

Se no teu percurso profissional o plágio não deve ser sequer uma preocupação, isto se os valores morais e regras de conduta prevalecerem, no percurso académico é mais do que uma preocupação, é um factor que pode ditar o teu sucesso ou insucesso em certos trabalhos e cadeiras. Posto isto, deverás considerar a utilização de um simples detector de plágio.

Quais as vantagens deste Plag.pt?

1- Muito sucintamente, o Plag.pt apresenta 3 principais vantagens sobre as demais alternativas como sua a rapidez e o facto de trabalhar no modo “Fremium”. Isto é, podes submeter os teus trabalhos para revisão e análise, recebendo o relatório gratuitamente.

Se não estiveres suficientemente satisfeito, tranquilo ou sentires que a análise não está suficientemente abrangente ou concreta podes fazer um pagamento único, desbloqueando várias ferramentas adicionais e ainda mais detalhes na análise dos teus documentos.

Se não estiveres suficientemente satisfeito, tranquilo ou sentires que a análise não está suficientemente abrangente ou concreta podes fazer um pagamento único, desbloqueando várias ferramentas adicionais e ainda mais detalhes na análise dos teus documentos.

plag.pt detector de plágio
Exemplo de verificação

Este detector de plágio seria perfeito se pudesse analisar documentos em PDF mas, sendo ele gratuito, não estava à espera que fosse extremamente abrangente e repleto de funcionalidades. Em suma, serve bem para analisar documentos de texto mas gostaria de ver mais formatos uma vez que uso, maioritariamente, arquivos em PDF. Atenção que a empresa fornece esse tipo de serviços para instituições e subscritores do programa.

Serviço de análise revelou-se rápido

2- Algo que gostei particularmente foi o sistema de pontuação apresentada pelo detector de plágio.

Isto é, após a análise o teu documento receberá uma pontuação de 0 a 100% que reflecte a percentagem de cópia (conteúdo não original ou de fonte não declarada) presente no teu documento.

plag.pt detector de plágio
Exemplo de verificação de documento

3- Desde o número de frases similares, paráfrase e transcrições e até nos dá os links (as ligações) das fontes originais dos artigos. Um relatório bastante detalhado, mesmo num serviço gratuito. Receberás as informações no ecrã passado cerca de um minuto ou, caso tenhas desligado o computador, receberás as informações no teu email.

Existem vários sites a prestar essencialmente o mesmo tipo de serviços mas raros são aqueles que te dão tanto detalhe nos seus relatórios e rapidez na produção dos mesmos. Temos o plagiarisma, o plagium, o Plagtracker, Duplichecker, o Copyscape, entre outros. Gostei particularmente deste plag.pt pela simplicidade do seu funcionamento.

Criar uma conta no Plag.pt é simples

4- Crias uma conta, para tal podes fazê-lo através do teu perfil de Facebook (1-click login), fazes upload do documento que queres analisar para o plag.pt.

Podes simplesmente drag and drop como já estás habituado a fazer no Google Drive, por exemplo e rapidamente receberás a análise preliminar no site deste detector de plágio e, detalhadamente, no teu email no espaço de minutos. (Dependendo sempre do tamanho do texto, ficheiros com 50MB podem demorar 20 minutos.)

Através do email podes aceder ao relatório completo, com a indicação das fontes utilizadas e que te possas ter esquecido de declarar, para além de outras informações e indicadores úteis.

plag.pt detector de plágio
Receberás um relatório detalhado no teu email

Especialmente se trabalhares num site, blog ou numa pequena redação, estas pequenas ferramentas gratuitas podem ser bem úteis. O meu veredicto acaba por ser positivo quanto aos serviços oferecidos pelo Plag.pt. É simples de usar e o modo fremium não é enganador.

Bem sei que por vezes utilizamos certas frases, certos parágrafos ou mesmo certos textos e pensamentos como se fossem nossos. Incorporando-os de seguida nas nossas publicações. Este serviço poderia ficar ainda melhor se conseguisse identificar o simples Copy- Google Tradutor - Paste, mas isso fica para outra altura e outro artigo.

O detector de plágio pode ser útil não só no plano académico

É bem verdade que estas "inspirações", ao invés de serem utilizadas como fonte de inspiração para que o aluno ou autor, em seguida, desenvolva a sua própria investigação ou linha de pensamento, vemos certos trechos que são simplesmente copiados e incorporados no trabalho. Mais uma vez, nem sempre as fontes são devidamente citadas.

5- Por outro lado, se fores aluno, certifica-te de que a tua publicação não apresenta um índice preocupante neste detector de plágio. Ao usares o Plag.pt o documento não ficará timbrado, isto é, podes submeter o teu trabalho sem qualquer preocupação. Especialmente nas imediações de um final de período ou semestre, a pressão aumenta, tal como a tentação.

Em suma, o Plag.pt, Detector de Plágio Gratuito, é um site / serviço que te permite averiguar de forma simples e expedita o grau de originalidade do teu artigo/trabalho. Através de uma comparação com os milhares de artigos/textos na Internet, este detector de plágio fornecerá um relatório bem completo das frases que são plagiadas e chega mesmo a oferecer a possibilidade de verificar a fonte de cada frase exibida como plágio.

Podes desbloquear mais funcionalidades mediante um pagamento único sendo essa, quiçá, a sua grande inconveniente. A empresa dá a oportunidade aos utilizadores de ganharem créditos e gastar na compra de um serviço mais premium. Consulta este detector de plágio, aqui.

Outros assuntos relevantes:

Descarrega aqui a barra flutuante do LG V30 para o teu Android

Android Oreo só chegará aos Samsung Galaxy a partir de 2018

200 passageiros da Iberia receberam um Samsung Galaxy Note 8 gratuito!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.