Pesquisa Google vai finalmente ajudar-te a encontrar momentos-chave em vídeos

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Ao longo dos últimos anos, a forma como pesquisamos por conteúdo na internet mudou drasticamente, sendo cada vez mais fácil conseguirmos detalhar ao máximo vários pormenores, de forma a encontrarmos o que realmente pretendemos. Existem diversas ferramentas que e ajudam a pesquisar por conteúdo em texto, imagens e até áudio.

No entanto, até agora não existia uma ferramenta que permitisse pesquisar de forma eficaz momentos específicos em vídeos. Mas, a Google acabou de lançar uma nova atualização ao seu motor de busca que vai corrigir esta lacuna.

Google torna muito mais fácil encontrares o que realmente procuras em vídeos

De acordo com artigo publicado no seu blog oficial, a Pesquisa Google agora é capaz de organizar e apresentar aos utilizadores momentos-chave dentro de vídeos. Desta forma, vai permitir que sejam encontrados os momentos mais importantes dentro de vídeos, relacionados com os termos de pesquisa.

Um bom exemplo de situações onde esta funcionalidade poderá ser extremamente útil são os vídeos "How to". Estes vídeos são normalmente compostos por diversos passos distintos, o que facilita a identificação do momento exato que foi pesquisado pelo utilizador.

No entanto, é importante realçar que a Pesquisa Google não recebeu nenhuma funcionalidade de inteligência artificial que consegue analisar, interpretar e organizar conteúdo de vídeo de forma autónoma.

Esta nova implementação tem como base fundamental as 'timestamps' (marcas de tempo) registadas pelos criadores de conteúdo, onde fica identificado o conteúdo abordado em cada segmento do vídeo.

Nova funcionalidade irá demorar algum tempo até ser realmente útil

Durante esta fase inicial, os links para momentos-chave em vídeos serão apenas apresentados para pesquisas feitas em inglês e exclusivamente para vídeos no YouTube. Certamente que ao longo do tempo, a funcionalidade irá expandir-se para os restantes idiomas.

Além disso, vamos também precisar de esperar que os diversos criadores de conteúdo comecem a utilizar estas 'timestamps' de forma padronizada. Apenas desta forma, a Pesquisa Google será realmente capaz de apresentar informação relevante para qualquer pesquisa de vídeo.

Por exemplo, sites noticiosos ou de desporto poderão tirar grande proveito desta nova funcionalidade. Durante jogos de futebol existem inúmeros momentos de destaque, que poderão facilmente ser identificados através da utilização das 'timestamps'.

Desta forma, ao procurares por "Golo do Ronaldo frente à Espanha", vai-te ser apresentado o link para este momento exato, que provavelmente estará integrado num vídeo de melhores momentos desse jogo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Stadia será compatível com Android TV em 2020
  • Xiaomi Mi 9T Pro e Google Pixel 4 XL recebem suporte de HDR10 na Netflix: conhece a lista atualizada
  • Google dá nova vida ao Android TV com gestão de dados
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.