Pesquisa Google tem novidades peculiares e novo design no Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

O ano começa com algumas mudanças peculiares para a Pesquisa Google em dispositivos móveis Android. Temos novidades peculiares e alterações ao design geral de alguns elementos que denotam o trabalho contínuo da gigante norte-americana neste seu produto icónico.

Tal como os leitores da 4gnews saberão, a Google está sempre a preparar novas funções, surpresas e otimizações para vários dos seus serviços. Entre estes, destacamos agora as alterações feitas à interface do utilizador com o intuito de melhorar a experiência de pesquisa em tablets e smartphones Android.

Barra de pesquisa Google fica mais espessa e mais útil no Android

Pesquisa Google Android

Agora com mais elementos de design Material You, a Pesquisa Google, ou Google Search, anunciados previamente durante o evento anual Search On da empresa. Em causa está uma nova barra de pesquisa para a aplicação da Google que, desde meados de 2022, se fazia esperar e que já só peca pela demora.

Note-se, porém, que a empresa tecnológica não divulgou exatamente quando é que esta implementação chegará a todos os utilizadores. Não obstante, graças ao trabalho efetuado por um canal de Telegram que segue religiosamente os desenvolvimentos da Google, novos produtos, melhorias, atualizações e novas distribuições, temos informações deveras cativantes.

A nova barra de pesquisa será, afinal, um novo design para este elemento presente em todo e qualquer smartphone Android. Este elemento ficará mais grosso, mais espesso e trará outras novidades que prometem aumentar a sua produtividade e funcionalidade.

Mais sugestões rápidas e diversidade de conteúdos apresentados pela Pesquisa

Pesquisa Google Android
Note-se o aumento da espessura da barra de pesquisa Google.

Graças às alterações acima ilustradas, podemos agora ver que a barra de pesquisa apresenta mudanças no seu design geral. Está, efetivamente, mais grossa, apesar de manter as funções de pesquisa por voz, bem como o acesso ao serviço Lens.

As novidades contemplam também um novo carrossel com as sugestões de pesquisa a ser apresentadas na parte inferior deste elemento. Aí poderemos encontrar as funções como a pesquisa através de uma Captura de Ecrã recente. Isto é algo que vejo ser realmente útil para uma boa percentagem dos utilizadores de smartphones Android.

Mais ainda, se arrastarmos o carrossel até à direita (fim das sugestões), encontraremos outras hipóteses de pesquisa Google para te ajudar a encontrar o que precisas. Com efeito, temos aí a plataforma que nos pode ajudar a resolver equações matemáticas e problemas de escola, ou a possibilidade de reconhecer canções e as mais variadas músicas.

Novo ícone de notificações para utilizadores Android

Entre as novidades a chegar à Pesquisa Google para Android temos um novo ícone de notificações, ou seja, o símbolo apresentado quando temos alguma notificação por ler. Este elemento será apresentado logo ao lado da fotografia do utilizador, da sua imagem associada à conta Google, de modo a ser mais percetível.

O objetivo? Apresentar de modo mais fácil e difícil de ignorar para que o utilizador fique a par de todas as notificações que possamos ter à espera de ser lidas. Importa frisar que é o utilizador a escolher as temáticas sobre as quais quer ser alertado.

Certo é, contudo, que a Google, na sua app de Pesquisa, já nos entregava as funções acima descritas. No entanto, a empresa quis simplificar a experiência de utilização e tornar todo o ambiente gráfico mais sucinto.

Facilitar o acesso aos conteúdos importantes e aumentar a visibilidade

Google Meteorologia

Recordamos, a propósito, as alterações recentes à Meteorologia Google, com mudanças já visíveis neste elemento. Agora, para ficar mais fácil vermos tudo aquilo que, para nós utilizadores será relevante, a tecnológica voltou a aperfeiçoar as suas apps.

Em suma, para que os acessos diretos aos conteúdos importantes sejam mais rápidos, visíveis e orgânicos, contem com alterações a chegar gradualmente aos vossos dispositivos móveis Android.

Atualmente a Google estará a testar internamente algumas destas alterações aos seus serviços e aplicações. Com efeito, não temos até agora uma data exata para a disponibilização destas alterações, pelo que contamos com uma distribuição gradual em 2023.

Pesquisa Google a apresentar resultados mesmo antes de completarmos as palavras

what's your first Google search of 2023 going to be?

— Google (@Google) 29 de dezembro de 2022

Sabemos que a gigante norte-americana está atualmente atenta às capacidades de serviços de IA como o ChatGPT e que continua a querer melhorar a sua Pesquisa.

Desse modo, alguns rumores referem que em 2023 uma das alterações mais significativas será à forma como os resultados da Pesquisa Google são apresentados. Segundo consta, estes poderão ser exibidos mesmo antes de terminarmos de escrever os nossos pedidos, os termos de pesquisa.

Nota, contudo, que não me estou aqui a referir às sugestões de pesquisa que atualmente encontramos no Google. Isto será manifestamente distinto e apresentará sugestões imediatas enquanto procuramos uma determinada informação.

Por fim, também não podemos descartar uma renovação geral da Pesquisa Google para Android, mais concretamente, no aspeto geral (não nas funções) deste serviço.

Pessoalmente, não acredito que a empresa rompa severamente com a fórmula atual, mas claro, como a própria o diz, em 2022 a mudança foi uma das tónicas para a Google. A propósito, veja-se a súmula das novidades disponibilizadas ao longo do ano.

Photo Unblur. Multisearch. Google Wallet. These are just a few of the new features and updates we rolled out this year — get the recap here ↓ https://t.co/LbyX3WnTle

— Google (@Google) 29 de dezembro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.