Pesquisa Google melhora design com novos ícones

Carlos Oliveira
Comentar

Sem grande alarido, a Google adicionou novos ícones à página da Pesquisa Google. Esta mudança está a ter efeitos apenas na versão web deste serviço. Se ainda não a recebeste, será uma questão de tempo até que tal aconteça.

Estes novos ícones podem ser encontrados logo abaixo da caixa de pesquisa. Estes dão agora uma nova vida aos separadores que sempre existiram na Pesquisa Google.

Google icones
Os novos ícones presentes da Pesquisa Google

Os ícones do Material Design da Google chegam agora à sua Pesquisa

Como podes ver pela imagem acima, estes ícones são baseados na filosofia Material Design da Google. Estes apresentam um novo esquema de cores para que seja mais facilmente percetível em que separador nos encontramos.

O ícone respeitante ao separador em que nos encontramos é colorido com as conhecidas cores da Google. Assim, predomina o azul, vermelho, amarelo e verde que tão bem conhecemos do logótipo da empresa norte-americana.

Já os ícones dos separadores em que não nos encontramos são inteiramente a cinzento. Uma cor que facilmente associada a algo que ainda não foi visto. Já quando passas o cursor por cima dos separadores, predomina o azul.

Temos ainda a adição de um separador denominado "Mais", que nos leva para outros serviços Google. Por intermédio de um menu de cascata, podermos ter acesso direto ao Google Livros, Google Finanças, Google Voos e outros.

Em boa verdade, a adição destes ícones não revoluciona radicalmente a nossa experiência na Pesquisa Google. Trata-se apenas de um aprimorar estético deste serviço. Ainda assim, tem a sua graça e torna esta página um pouco mais apelativa aos nossos olhos.

Chegarão estes ícones também à versão mobile?

Provavelmente sim. A Google tem por hábito uniformizar as plataformas em que os seus serviços estão presentes, portanto, acredito que possamos dizer que também a versão mobile terá o mesmo tratamento. Em todo o caso, ainda não existem quaisquer informações de quando isso acontecerá.

Comentar
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.