Pesquisa Google tem a melhor ferramenta grátis para quem toca guitarra (e não só)!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Temos excelentes notícias para quem toca guitarra (e não só). Sejam estudantes de guitarra clássica, ou entusiastas da guitarra elétrica, se há algo que em ambos os casos é da mais extrema utilidade é um afinador. Agora, a Pesquisa Google integra essa ferramenta.

Basta abrir o teu navegador favorito (browser) e aceder à pesquisa Google. Em seguida, procura por "Google Tuner", ou "Afinador Google", em português. O resultado da pesquisa presentear-te-á com esta ferramenta grátis introduzida com a última atualização.

Descobre o Afinador incluído na Pesquisa Google

Afinador Google
Exemplo da apresentação do Afinador Google através do Chrome no computador.
  • Acede à Pesquisa Google
  • Procura por "Afinador Google" ou "Google Tuner"

Após a apresentação da nova ferramenta o browser pedirá permissão para aceder ao microfone do computador ou dispositivo móvel para poder usar as este afinador. As instruções são apresentadas de forma clara para que saibas o que fazer.

Vemos, com efeito, a nota a ser reconhecida como que de imediato, bem como a apresentação do grau de afinação. O utilizador saberá assim se tem que apertar a corda para tornar a nota mais aguda, ou a soltar ligeiramente para a tornar mais grave.

Nota que esta ferramenta está disponível / acessível através de qualquer dispositivo que tenha acesso à pesquisa Google, seja um tablet ou smartphone Android. Também está disponível, de igual modo, através dos Apple iPhone e Apple iPad, por exemplo.

Disponível gratuitamente para Android, iOS e PC / Mac

Google Tuner
Exemplo da apresentação do Afinador Google através do Chrome no smartphone.

A nova ferramenta foi introduzida no fim desta semana e pode ser utilizada por qualquer interessado com acesso ao motor de busca da Google. Os resultados apresentados são bastante precisos - comparados com um afinador dedicado - com feedback imediato.

A apresentação visual das informações é feita de modo claro para que qualquer tipo de utilizador saiba como interpretar os dados apresentados. Nota que tudo o que terás de fazer, em primeiro lugar, é conceder permissão de acesso ao microfone do dispositivo.

É com recurso ao microfone incorporado nos dispositivos - seja um telefone ou computador - que a ferramenta opera a sua função de reconhecimento automático das notas.

Forma fácil de afinar guitarras e outros instrumentos

Metrónomo
A Google oferece também uma versão digital do Metrónomo.

Por fim, se queres ter os melhores resultados coloca o telefone próximo do instrumento a afinar, caso seja um dispositivo móvel, ou aproxima-o do computador, por exemplo.

Para a maioria dos instrumentos de cordas, bem como a maioria de instrumentos de sopros (madeiras e metais), esta ferramenta Google pode ser uma mais-valia. Experimenta, por exemplo, cantar uma nota e apura os resultados apresentados.

Mas há mais! A Pesquisa Google oferece também, por exemplo, um metrónomo digital.

Além disso, também encontrarás ferramentas de diversão como o Seletor de Cor, Spinner (e Fidget Spinner), Moeda ao Ar, Meditar e Rolar um dado. Por fim, temos ainda a Calculadora, bem como o Nível de bolha entre as ferramentas na Pesquisa Google.

Editores 4gnews recomendam:

Pronunciar palavracomputadorSinónimosBetacomputador (s.) calculadorcalculistaSource: Onto.PTLanguageToolbasic

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.