Google quer ajudar Apple a implementar RCS nas SMS entre iPhone e Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple continua a recusar a implementação do protocolo RCS (Rich Communications Service) que melhoraria consideravelmente a dinâmica e conteúdo das mensagens SMS trocadas entre smartphones Android e telefones iOS, os iPhone de Cupertino.

Após ter implementado com sucesso o padrão RCS nas mensagens do Android, a Google continua a estimular a adoção deste padrão de comunicações. Para tal, vemos agora um executivo da Google a estender a mão à gigante de Cupertino e ao seus telefones iOS.

Executivo do Android deixa a dica à Apple e aos seus smartphones iOS

Em primeiro lugar, podemos encarar o padrão RCS como o futuro das mensagens SMS. As diferenças entre ambos os padrões foram aqui explicadas em ocasião anterior e artigo dedicado, na 4gnews. Esta adoção revela-se gradual, mas consistente no mundo.

A propósito importa frisar que o padrão RCS está atualmente presente na maioria dos smartphones Android, mas resta, contudo, um entrave. A gigante de Cupertino recusa-se a aderir a este novo protocolo nos seus telefones iOS, os Apple iPhone.

Note-se ainda que atualmente este padrão tem já o suporte de muitos gigantes da indústria, além das próprias operadoras em vários países como os Estados Unidos da América. Como tal, restam poucas escusas para sustentar a posição da Apple.

A Apple continua a apoiar-se sobretudo no serviço iMessage

O apelo foi agora lançado pelo executivo Hiroshi Lockheimer, uma das altas patentes do Android no seio da Google após um conhecido golfista ser o único a não usar o serviço iMessage ao não usar um iPhone. Ora, entre dispositivos Android, compatíveis com RCS e dispositivos iOS, sem esta compatibilidade, há conteúdo que acaba perdido entre as plataformas.

A problemática, aliás, é reconhecida pela gigante de Cupertino, na página de suporte. A propósito, aponta a Apple "Se não estiver a utilizar o iMessage, pode utilizar SMS/MMS. Estas mensagens são mensagens e fotografias que envia para outros telemóveis ou outro iPhone, iPad ou iPod touch. As mensagens SMS/MMS não são cifradas e aparecem em balões de texto verdes no dispositivo."

As diferenças na apresentação de conteúdo nas SMS entre Android e iOS

A adoção pela Apple do RCS representaria um passo magnânimo no sentido da harmonização das comunicações entre os dois sistema operativos. Até ao momento, continuamos a ter experiências de utilização divergentes consoante a plataforma usada.

A problemática não se verifica, contudo, caso usam serviços de terceiros como é o caso do WhatsApp, Telegram ou Signal, por exemplo. Por fim, para já não existem previsões nem indícios que apontem para uma nova postura da Apple perante o RCS.

Aguardamos, mesmo assim, por um futuro mais harmonioso entre ambos os sistema.

Editores 4gnews recomendam:

  • Galaxy A13 5G é o próximo smartphone barato da Samsung para 2021
  • Android 12: todos os modelos de smartphones eleitos para a atualização da Google
  • Samsung Galaxy Buds Live em desconto de 55% ao melhor preço de sempre!
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.