Patente da Apple revela filtro de privacidade no ecrã!

António Guimarães
Comentar

Atualmente, a única maneira de evitares olhares alheios para o ecrã do teu telemóvel em público é com uma capa ou película de vidro com filtro de privacidade. Contudo, a Apple pretende que essa seja uma função nativa nos telemóveis, de acordo com as suas patentes mais recentes.

A empresa da maçã registou recentemente nos escritórios americanos uma patente para ecrãs de telemóvel, tablet e computador. A tecnologia da patente chama-se "encriptação para ecrã dependente do olhar". Essencialmente, ecrãs com esta tecnologia detetam em que parte do ecrã está o utilizar a olhar.

Apple patente privacidade

As partes do ecrã não detetadas pelos olhos do utilizador ficam obscuras e invisíveis a olhares curiosos. Desta forma, alguém que esteja a olhar por cima do ombro de um utilizador que esteja no telemóvel, tablet ou computador, não conseguirá ver o conteúdo do ecrã.

Não seria a primeira empresa a implementar filtros de privacidade

Recentemente, a BlackBerry implementou nos seus equipamentos uma função chamada Privacy Shade. Esta também oferece um filtro de privacidade nos telemóveis só que não tão prático como a proposta da Apple. O Privacy Shade requer que o utilizador passe o dedo nas áreas que quer ler.

Adicionalmente, o Privacy Shade escurece o resto do ecrã, atraindo ainda mais atenção e olhares indesejados. Já a patente da Apple mantém o layout do ecrã intato, ocultando apenas informações sensíveis como texto e imagens.

Seja como for, esta pode ser apenas uma patente da Apple que não se concretiza em aplicações comerciais. A Apple patenteou esta semana um par de óculos de realidade aumentada, os supostos Apple Glasses.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.