A tecnologia continua a avançar, cada vez mais, em todo o mundo. Tanto assim é que aconteceu, recentemente, a primeira corrida entre carros autónomos. Pode parecer ficção científica, mas já é uma realidade.
Esta prova inédita aconteceu em Abu Diabo, mais concretamente na pista de Fórmula 1 do Grande Prémio de Yas Marina Abu Dhabi. O problema é que, tal como relata o The Verge, a corrida não foi isenta de complicações.
De acordo com a mesma fonte de informação, os contra-relógios foram pautados por algumas dificuldades. Os pilotos da Dallara Super Formula, por exemplo, tiveram de superar vários obstáculos para conseguir acabar uma volta completa.
O evento foi transmitido durante cerca de 3 horas e 15 minutos, no Youtube. Durante as corridas, foram vários os percalços, mas os comentadores não deixaram de enaltecer a evolução notória da ciência. Em baixo, consegues assistir ao vídeo completo da prova.
Um especialista em tecnologia automóvel refere que o evento ficou aquém do esperado
Nas redes sociais, foram vários os comentários acerca da prova. No entender de Tim Stevens, especialista em tecnologia automóvel, o evento não correu propriamente como planeado. Como relata Stevens, no Threads, até o carro da Polimove terá girado.
Ao que tudo indica, este não foi o único problema. Segundo o The Verge, também o segundo carro passou em segurança, mas por algum motivo terá visto uma bandeira amarela. Face a isso, os carros que o antecediam decidiram não ultrapassar.
Feitas bem as contas, a prova demorou cerca de uma hora. Neste período, percorreram-se as oito voltas planeadas. Apesar do início atribulado, espera-se que o futuro das corridas autónomas só venha a evoluir.
Posto isto, fica a questão: será que algum dia os pilotos autónomos vão superar os pilotos humanos? Por enquanto, os primeiros ainda estão numa fase muito embrionária. Por isso mesmo, resta esperar para ver o que as próximas corridas nos reservam.