O que pagarias para poder ter acesso à tecnologia 5G?

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Cada vez mais se tem ouvido falar da tecnologia de rede de dados móveis 5G, o sucessor do 4G. Certamente 2019 será o ano em que vamos ter as primeiras verdadeiras inovações deste novo protocolo.

Nesse sentido, os consumidores estão a antecipar a chegada da tecnologia com alguma ansiedade.

O Androidheadlines partilhou um questionário feito nos Estados Unidos e Reino Unido sobre a satisfação das redes de dados móveis. O mesmo revela a vontade dos consumidores.

Um terço dos consumidores está pronto para receber o 5G de braços abertos

Em primeiro lugar temos de mencionar que a queixa número um que os consumidores tem atualmente é a disponibilidade do sinal 4G. As restante são derivados como velocidades lentas, dificuldade em encontrar sinal e quebras do mesmo.

É claro que isto são problemas que não ficarão nem perto de ser resolvidos com a chegada do 5G. Contudo, muitos consumidores declararam estar prontos para receber a nova tecnologia e até mesmo pagar mais para tê-la.

A maioria também declarou que está pronta a fazer um upgrade para um smartphone que suporte 5G e que estão dispostos a pagar um valor mais alto. Finalmente, temos ainda o contexto das operadores de telecomunicações. A maioria também se mostrou receptiva a mudar para uma operadora que disponibilize a nova tecnologia.

Contudo, com cautela

A verdade é que ainda não sabemos muito sobre o 5G. Sabemos que trará velocidades maiores, obviamente. Todavia, existe todo um trabalho de melhoramento de infraestruturas ainda por fazer. Incluindo em Portugal.

Devemos já estar entusiasmados sobre o 5G considerando que não temos o 4G ainda como uma maioria absoluta? Adicionalmente este questionário também revelou que metade dos participantes não está ciente se o 5G vai entregar o que promete.

Em resumo, inevitavelmente iremos ver novidades em relação a esta tecnologia, este ano. Resta-nos aguardar para ver como serão feitas as primeiras implementações e os equipamentos apresentados que suportem esta novidade.

Editores 4gnews recomendam:

Microsoft Office 365 chegou à AppStore para o macOS da Apple

‘Google Coral’ dá nas vistas em testes com Snapdragon 855 e Android Q

Samsung Galaxy A9 Pro é o primeiro com ecrã Infinity-O fora da China

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.