Pagar portagens ficou 50% mais barato nestas autoestradas

Bruno Coelho
Comentar

A medida entrou finalmente em vigor, esta quinta-feira. É agora 50% mais barato viajar em determinadas autoestradas no Interior do país. Infelizmente para quem tem um veículo elétrico, o prometido desconto de 75% fica, por enquanto, em “banho-maria”.

Antigas SCUT passam a ter de 50% de desconto nas portagens

Este desconto de 50% entrou em vigor a 1 de julho, e destina-se ao veículos de Classe 1. Deves ter em conta que é aplicável apenas em alguns troços de autoestradas do Interior, anteriormente denominados como SCUT.

Autoestradas onde fica barato transitar

  • A22 - Algarve
  • A23 - IP
  • A23 - Beira Interior
  • A24 - Interior Norte
  • A25 - Beiras Litoral e Alta
  • A28 - Norte Litoral
  • Concessões do Grande Porto (A41, A42) e de Costa da Prata

É bom recordar que esta é uma medida prevista no Orçamento de Estado de 2021, e o desconto será aplicado a cada transação. No entanto, será apenas em troços pré-definidos. O valor das taxas também será modulado para veículos de classe 2, 3 e 4 que transportem passageiros ou mercadorias.

Estava ainda previsto um “desconto de 75% no valor da taxa de portagem aplicável em cada transação, para veículos elétricos e não poluentes”. No entanto, “questões técnicas” impedem que este possa avançar agora. Assim que tais problemas sejam ultrapassados, este será igualmente implementado, garante o Governo.

O executivo quer continuar na senda de reduzir os preços das portagens, com grande destaque para o Interior. No dia em que a medida em entrou em vigor, ouviu-se muito a frase "já só falta a outra metade", aludindo a uma possível gratuitidade futura.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.