A Google acaba de lançar um ranking de smartphones com melhor desempenho em ambiente Android e já há um top com nove felizes contemplados.
O novo ranking tem requisitos bastante explícitos e pode auxiliar os programadores a otimizar as aplicações, assim como pode ajudar os utilizadores na escolha do próximo smartphone.
Requisitos do nível de desempenho 12 no novo ranking Google
A Google acaba de lançar a biblioteca Jetpack Core Performance, uma espécie de ranking que dá a conhecer os smartphones que têm melhor desempenho em ambiente Android. O nível mais alto é o 12 e para serem considerados neste novo ranking os smartphones são obrigados a responder a uma série de requisitos. São eles:
- 6 GB de memória RAM ou superior
- Ecrã com resolução 1080p e 400 ppp (pontos por polegada) ou superior
- 120 MB/s de gravações sequenciais, 250 MB/s de leituras sequenciais, 10 MB/s de gravações aleatórias e 40 MB/s de leituras aleatórias
- Câmara frontal de 4 MP e gravação de vídeo 1080p/30 fps ou superior
- Câmara traseira de 12 MP e gravação de vídeo 4K/30 fps
Dito isto, a Google já compilou um top com os nove terminais que preenchem os referidos requisitos e que registam o melhor desempenho em ambinete Android. A lista é dominada por marcas chinesas, sendo que os terminais Google também marcam presença, como não podia deixar de ser. E os felizes contemplados são:
- OnePlus 10Pro
- OPPO Find X3 Pro
- Realme GT 2 Pro
- Vivo X60 Pro+
- Vivo X70 Pro+
- Xiaomi12
- Xiaomi 12Pro
- Google Pixel 6
- Google Pixel 6Pro
Samsung não aparece no ranking por uma razão bastante específica
Saliente-se que este top 9 não tem uma ordem específica, ou seja, ainda que o OnePlus 10Pro surja em primeiro lugar não é o melhor terminal Android. A razão para isso é que este ranking da Google pretende apenas informar sobre quais são os melhores modelos da atualidade em ambiente Android, não se tratando por isso de um teste de desempenho geral.
Como deves ter reparado, a Samsung não está presente na lista, o que de alguma forma é surpreendente. Mas de acordo com os vários especialistas tal fica a dever-se ao facto de a Samsung tardar em adaptar-se aos requisitos do Android e, por isso, não pode ser incluído nesta nova espécie de ranking.
A nova biblioteca Jetpack Core Performance será especialmente útil para os programadores de aplicações. Tudo porque vai ajudar a otimizar as apps, no sentido de que os programadores podem desativar algumas funcionalidades ou reduzir as animações para que as apps corram melhor de de forma fluida nos dispositivos que não preencham os requisitos mais elevados.
Mas esta também poderá ser uma nova ferramenta para os utilizadores avaliarem os smartphones. Especialmente se estiverem indecisos sobre qual o modelo que devem comprar e se for Android nada melhor que um ranking Google para obter informações.
Editores 4gnews recomendam: