5 novidades que fazem a diferença no Android 12 da Google

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O sistema operativo Android 12 é a mais recente versão da Google a chegar aos mais variados smartphones e tablets. Consoante a fabricante dos dispositivos móveis, pode chegar com a MIUI 13, ColorOS 12, One UI 4, OxygenOS 12, Realme UI 3.0, entre outras.

Destacamos, em seguida, alguns dos aspetos transversais a todos os smartphones Android que recebam a atualização para o Android 12, uma das mais significativas dos últimos anos, indo muito além do novo (e atraente) visual Material You.

1. Acesso à câmara e microfone com notificação conveniente no ecrã principal

Android 12

O Android 12 implementa uma nova bolha de notificação a ser apresentada no canto superior direito do ecrã sempre que o microfone e / ou a câmara fotográfica estiver em utilização.

Sempre que uma app, por exemplo, aceder a estes elementos sensíveis do smartphone, veremos um novo indicador na barra de estado do telemóvel Android.

Assim, se não quisermos que nenhuma app aceda a estes componentes suscetíveis de captar imagem e áudio envolvente, podemos desativar facilmente esse acesso com dois novos botões presentes no menu das Definições rápidas, na barra de topo.

2. Manter a localização privada - Aproximada ou Exata

Android 12

O Android 12 traz um novo sistema de localização para os tablets e smartphones. Agora, o utilizador pode definir se uma aplicação tem acesso à sua localização exata, ou apenas à localização aproximada. Assim, nem todas as apps terão à mesma precisão de localização consoante as necessidades e permissões concedidas pelo utilizador.

É um reforço poderoso da privacidade do utilizador uma vez que nem todas as apps terão acesso à localização com o mesmo grau de exatidão. Assim que abrirem uma app pela primeira vez a janela pop-up permitirá definir para localização "Exata" ou "Aproximada".

3. Centro de controlo com Autorizações de Privacidade

Android 12

Temos um novo painel de privacidade ou Privacy Dashboard que nos permite ver, de forma clara e abrangente, quando as apps acedem à nossa localização, câmaras, ou microfone. Veremos também a frequência com que o fazem durante as últimas 24 horas para que nenhuma ação passe despercebida.

Assim, caso nos deparemos com algum comportamento anómalo, por exemplo, uma app de que não tenhamos memória, esteja sempre a usar a câmara e / ou o microfone, poderemos tomar as ações necessárias a partir do painel de privacidade.

4. Capturas de ecrã prolongadas no Android 12

A utilidade dos print screens ou capturas de ecrã é inegável. No entanto, em várias ocasiões poderemos necessitar de uma captura de ecrã completa e não de algo truncado. Assim, no Android 12, temos nativamente esta opção no sistema da Google.

O resultado? Ao pressionar o botão Power + Diminuir Volume será efetuada uma captura de ecrã que podemos converter em captura de página completa, ou seja, toda a extensão da página numa só imagem. O controlo surgirá num pop-up imediato.

Trata-se de uma ferramenta útil quando queremos partilhar e / ou ilustrar algum aspeto do sistema, podendo agora fazê-lo numa só imagem.

5. Novos widgets inspirados no design Material You da Google

Android 12 widgets

O Android 12 dá nova vida aos widgets com design orgânico pautado pela filosofia Material You da Google. Além disso, são widgets inteligentes que podem exibir diferente conteúdo consoante a aplicação que tragam para o ecrã principal.

Em particular, os widgets de apps Google como a Fotos, Gmail, Contactos, Mensagens e Calendário, estão mais inteligentes e apresentarão conteúdo realmente útil no ecrã principal.

A propósito, a própria Google detalha, em publicação própria, as várias possibilidade e implementações dos widgets renovados e introduzidos com o Android 12.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.