OnePlus não concorda com 7 anos de atualizações da Samsung e Google

Bruno Coelho
Bruno Coelho
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As grandes marcas do setor mobile, como Samsung e Google, já prometem até sete anos de atualizações de software nos seus smartphones de topo. Mas a OnePlus parece querer optar por um caminho distinto, segundo o seu presidente.

Kinder Liu, presidente da OnePlus, deu uma entrevista exclusiva ao Tom’s Guide. Aí revelou a decisão da empresa em oferecer quatro anos de atualizações de software para o OnePlus 12, com um ano adicional de atualizações de segurança. O executivo afirma ser mais importante a qualidade da experiência do utilizador acima da quantidade de anos de atualização.

Presidente da OnePlus compara smartphones a sandes

Liu compara um smartphone a uma sandes, onde o software representa o recheio e o hardware o pão. Esta analogia ilustra a visão da OnePlus de que não adianta estender o período de atualizações de software se o desempenho do hardware não acompanhar, podendo resultar numa experiência de utilização deteriorada.

“Oferecer políticas de atualização de software mais longas desfoca completamente do objetivo”, afirma Liu. O executivo vai mais longe e diz que após quatro anos, o desempenho do hardware pode diminuir significativamente, o que prejudica a experiência do utilizador.

Para assegurar um desempenho consistente no nível do hardware, a OnePlus uniu forças com a TÜV Rheinland SUD na Alemanha. Juntos, realizaram testes de uso simulado para os modelos OnePlus 12 e 12R. Estes prometem aos utilizadores uma garantia de desempenho “rápido e suave” durante quatro anos.

Além das considerações sobre o hardware, Liu também destaca a questão da degradação da bateria ao longo do uso prolongado. O executivo aponta que, enquanto alguns concorrentes se gabam de suportar atualizações de sistema até sete anos, as baterias dos seus telefones podem não durar todo esse tempo.

A grande questão que se coloca é se é melhor ter ou não ter a garantia de sete anos de atualizações. A OnePlus não concorda com esta prática de marcas como a Samsung e a Google, ou é apenas uma limitação? É algo que veremos no futuro.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.