OnePlus lança nova funcionalidade de IA para smartphones selecionados. Sabe quais

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A OnePlus é a mais recente fabricante de smartphones a introduzir funcionalidades de Inteligência Artificial (IA) nos seus produtos. Em causa, a disponibilização da ferramenta "AI Eraser".

Tal como o nome sugere, é uma opção que permitirá aos seus utilizadores editar fotografias com o auxílio da IA. Não é uma novidade no mercado tecnológico, mas é um passo importante para a OnePlus na incorporação de mecanismos de IA nos seus smartphones.

A empresa revelou ainda que esta novidade será disponibilizada globalmente de forma gradual. Contudo, estará disponível num leque restrito de equipamentos da marca, pelo menos por enquanto.

Quais os smartphones OnePlus que receberão a "AI Eraser"

  • OnePlus 12
  • OnePlus 12R
  • OnePlus 11
  • OnePlus Open
  • OnePlus Nord CE 4

Este é o leque de dispositivos que terão acesso à nova ferramenta de edição de fotografias da OnePlus. Desconhece-se, para já, os planos da empresa para o alargamento do suporte desta funcionalidade a outros modelos.

A "AI Eraser" utiliza Inteligência Artificial generativa para ajudar os utilizadores a alcançar a fotografia perfeita. Esta funcionalidade estará integrada na aplicação da Galeria presentes nos smartphones compatíveis da marca.

Tal como vemos em soluções semelhantes, isto permitirá ao utilizador remover elementos indesejados de qualquer fotografia. Após a seleção de algum objeto, a IA irá analisar a imagem e preencher o espaço com elementos que combinem na perfeição com o cenário.

AI Eraser OnePlus
O antes e o depois com o auxílio da AI Eraser - Créditos: OnePlus

A imagem acima é um excelente exemplo de como funcionará a "AI Eraser" nos smartphones da OnePlus. Nela vemos como é possível remover os braços dos convidados que surgem na lateral direita da fotografia original.

Para quem já teve a oportunidade de experimentar um Google Pixel ou os Galaxy S24, esta função não é novidade. O fundamento e operação são precisamente os mesmos, mudando apenas o nome utilizado pela marca.

Resta agora saber como irá a OnePlus disponibilizar esta funcionalidade nos seus equipamentos. Será com uma atualização da OxygenOS ou apenas da aplicação Galeria? Dúvidas que certamente em breve poderemos desfazer.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.