OnePlus Concept One: conhece o telemóvel com câmaras invisíveis! (vídeo)

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A OnePlus apresentou hoje o seu telemóvel Concept One que traz uma alternativa às câmaras frontais tradicionais que não passa por notches ou sensores pop-up. Trata-se de um mecanismo interno onde as câmaras são escondidas e tornam-se praticamente invisíveis quando não estão em utilização.

Como funcionam as câmaras do OnePlus Concept One

Conforme podes ver no vídeo, este telemóvel Concept One possui 3 sensores traseiros, com uma fita de vidro escurecido que oculta ao máximo as lentes. Assim que o utilizador liga as câmaras, o vidro deixa de ser opaco, dando acesso às lentes e permitindo o uso normal das lentes.

Além de esconder as lentes para uma estética mais agradável, o painel de vidro pode servir como filtro. Numa situação de muita luz, é possível configurar o vidro para escurecer ligeiramente os sensores, filtrando a luz e permitindo uma fotografia de melhor qualidade, quase como um filtro de óculos escuros.

De acordo com a OnePlus, este painel de vidro "camaleão" é inspirado nos tejadilhos eletrónicos de alguns carros, nomeadamente nos veículos da McLaren. O Concept One foi apresentado com um design semelhante ao OnePlus 7T Pro McLaren Edition, exibindo a mítica cor "papaia" e a capa traseira a simular costuras de pele.

OnePlus Concept One ainda é só um conceito, não um equipamento final

A verdade é que a OnePlus passou cerca de 18 meses a trabalhar neste conceito para conseguir "esconder" as câmaras e mostrar o protótipo na CES 2020. Ainda vai demorar algum tempo e testes até que a OnePlus lance esta tecnologia num telemóvel disponível comercialmente.

Contudo, essa é a essência da CES 2020: mostrar a tecnologia que poderá ser implementada no futuro. Pode não ser o conceito mais esteticamente interessante ou prático a nível de fabrico mas é certamente uma ideia interessante. Este tipo de adaptações só revela a criatividade das empresas em pensar "fora da caixa" e inovar verdadeiramente num mercado onde há pouca inovação.

Editores 4gnews recomendam:

  • Este é o protetor de ecrã que vais querer no teu smartphone! Sabe a razão
  • Elon Musk. CEO da Tesla dança em palco e vídeo torna-se viral
  • Xiaomi Mi 10 e Mi 10 Pro: eis as imagens, detalhes de especificações e preços!
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.