OnePlus 5 vs OnePlus 3T: Vale a pena mudar?

Eduardo Silva
Eduardo Silva
Tempo de leitura: 6 min.

Chegou e está pronto para atrair muitos fãs. O OnePlus 5 já por nós pormenorizado. Posto isto, algumas questões começam a surgir entre os fãs da OnePlus e uma delas é óbvia: vale a pena trocar o "antigo" OnePlus 3T pelo novíssimo OnePlus 5?

Para chegarmos a uma resposta, teremos de passar, fase por fase, por analisar o design de ambos, bem como especificações câmara e preço. Fica desde já salvaguardado que fica ao critério do leitor uma diferente opinião sobre o valor da actualização para o novo terminal da OnePlus, servindo este artigo como um orientador sobre ambos os terminais.

Vê ainda: OnePlus 5: Já chegou o “flagship killer” para 2017!

Design

Quando nas ultimas duas semanas a OnePlus começou a partilhar algumas pistas sobre como seria o desenho do novo OnePlus 5, vários foram os críticos (eu incluído) a questionar a legitimidade e inspiração do mesmo. Afinal, alguns traços característicos da traseira do OnePlus 5 relembram bastante o iPhone 7.

Todavia, facilmente se colocam três argumentos que defenderão a empresa chinesa nesta matéria. A primeira é a simplicidade da traseira de ambos OnePlus 5 e iPhone 7, onde as linhas de antena e o posicionamento da Dual-Câmara dá uma ilusão de semelhança, não tão óbvia quando vemos o OnePlus 5 como um todo.

Em segundo lugar, podemos constatar que, já no caso do OnePlus 3T, havia muitos pontos em comum com outros terminais, sendo que a "moda" no design em 2016 eram terminais com construção em alumínio e bem robustas.

Isto encaminham-nos para o terceiro argumento a favor do novo topo de gama. A OnePlus não há de ser a primeira, nem a ultima, empresa a retirar elementos de inspiração de outras empresas de topo. E quando se pode pensar que a mesma, em outros tempos, se destacou pela diferença, esta nunca foi a filosofia da OnePlus, que na verdade passa por oferecer o melhor terminal, com a melhor experiência Android possível, por preços bem mais atraentes respondendo às necessidades de um exclusivo grupo de entusiastas tecnológicos.

E neste sentido, em termos de design (e não só) o OnePlus 5 é um terminal ganhador. Extremamente elegante, com um design "fácil ao olho" e, na minha opinião, mais atraente do que o OnePlus 3T.

Especificações

Esta talvez seja a questão mais óbvia. Quando falamos do OnePlus 5, falamos de um terminal que traz todas as novidades em termos de especificações para o terminal de 2017. Para além disto, está a suceder ao OnePlus 3T, sendo naturalmente mais potente.

A questão aqui não será, naturalmente, se o 5 será melhor ou pior que o 3T, mas sim se vale a pena trocar o antigo pelo mais novo. Em termos de processador, já sabemos pelos novos Galaxy S8 e Xiaomi Mi 6 que o Snapdragon 835 tem um desempenho brutal, melhorado relativamente ao Snapdragon 821, que equipa o OnePlus 3T.

No entanto, não subestimem o Quad-Core de 2016. Este equipa ainda alguns terminais como o Google Pixel ou o LG G6. Melhor que isso, o LG G6 é um terminal de 2017 e vemos pelo seu desempenho que não está, de todo, desatualizado em termos de poder de fogo. Assim, é fácil assumir que a troca não será, pelo menos por este ponto, necessária.

OnePlus 5 é equipado pelo Snapdragon 835 e traz 6 ou 8GB de RAM, bem como uma Dual-Câmara

Mesmo no que toca a memória, o OnePlus 3T traz já consigo 6GB de RAM, tendo opções de memória interna de 64 e 128GB. Nisto, o OnePlus 5 apenas vence pela opção dos 8GB de RAM. Isto poderá fazer a diferença no futuro, mas não se deverá justificar em 2017. Com grande parte dos terminais de topo a chegar ainda com 4GB de RAM (alguns com 6GB), não o OnePlus 3T não ficará assim tão atrás do seu sucessor.

Por ultimo nesta categoria, há um empate em duas questões. Ambos OnePlus 3T e 5 trazem ecrãs de 5.5 polegadas AMOLED com resolução Full HD. Já na bateria, há um trade-off. Se o mais recente traz uma bateria ligeiramente menor de 3300 mAh (3400 mAh no caso do 3T), o Snapdragon 835 trabalha melhor na gestão de energia, pelo que os resultados de durabilidade deverão estar bem equilibrados.

Câmara

Este será provavelmente um dos pontos onde o novo OnePlus 5 terá maior vantagem relativamente ao seu antecessor. As vantagens de trazer não uma, mas duas câmaras na parte de trás irá garantir uma melhor performance fotográfica. É que, tal como o Pedro Carvalho explica no seu artigo sobre estas câmaras, a OnePlus optou por uma segunda câmara telephoto em detrimento da mais comum combinação RGB + monocromática.

Os sensores de 20MP + 16MP do OnePlus 5 levarão assim a melhor perante o seu antecessor, na medida em que têm uma excelente captação de luz (bom para fotos noturnas) e bons pormenores no resultado final.

Preço

Ora, para terminar, vamos falar do preço. Infelizmente para os fãs da empresa, o seu novo modelo está mais caro. A versão base de 6GB + 64GB em State Grey chegará à Europa com um preço marcado nos €499, enquanto que a versão 8GB+128GB em Midnight Black eleva-se aos €559. Isto significa um investimento significativo, mesmo que, comparando com outros topos de gama, seja ainda mais baixo que tais.

Todavia, e na senda de comparação com o OnePlus 3T, para quem há seis meses despendeu mais de 400 euros por um OnePlus 3T será, na minha opinião, injustificável fazer esta troca.

Em conclusão...

Haverá sempre dois tipos de pessoas, com diferentes perspetivas. Uma quererá o melhor do melhor, não tendo problemas com gastos. Para essa pessoa, sem demoras, digo que sim, vale a pena investir no novo modelo.

No entanto, e pensando no geral consumidor OnePlus, há que ter um balanço. O OnePlus 3T ainda hoje é um terminal dos melhores que vemos no mercado. A sua potência consegue acompanhar os melhores, a sua qualidade de construção é invejável e a OnePlus já prometeu que este receberia a atualização para o Android O.

Os únicos dois pontos que poderiam justificar a troca seriam o design mais apelativo do OnePlus 5, bem como a sua dual-câmara, que deverá facilmente superiorizar-se à do OnePlus 3T. Mas mesmo pensando nesses pontos, estes não chegarão para me convencer da necessidade de fazer a troca de um pelo outro.

E assim, termino por dizer que, na minha modesta opinião, trocar o OnePlus 3T pelo OnePlus 5 não se justifica. Desafio, no entanto, ao leitor a deixar nos comentários a sua opinião sobre esta matéria e aconselho o mesmo a acompanhar a 4gnews para receber todas as novidades sobre tecnologia, falada em português.

Outros temas relevantes:

A Dual-Câmara do OnePlus 5 é aquilo que o torna tão peculiar

Só com este código é que conseguirás comprar o teu OnePlus 5

Estas são as especificações detalhadas do fantástico OnePlus 5