O Zoom que se cuide, Facebook Messenger Rooms já está a ser lançado! Brevemente em Portugal

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Há algum tempo que já se fala na nova implementação do Facebook para fazer frente ao extremamente popular serviço de vídeo chamada, Zoom. Uma das grandes vantagens do Zoom é o facto de permitir um grande número de participantes em simultâneo, e é exatamente esse o segmento que o Messenger Rooms vai atacar.

Mark Zuckerberg anunciou hoje através da sua conta no Facebook que, o Messenger Rooms já está disponível no Canadá, México e Estados Unidos. Ainda que tenha sido apenas lançado em três mercados, o CEO do Facebook confirmou que será lançado globalmente já durante a próxima semana. Por isso, os utilizadores em Portugal não terão de esperar muito mais tempo.

Messenger Rooms quer ser a solução perfeita para vídeo chamadas entre grupos de amigos e familiares

É verdade que o Zoom, na sua versão gratuita, suporta vídeo chamadas com até 100 participantes, mas está limitado a apenas 40 minutos. Após este tempo, terás de subscrever um dos seus planos pagos. Já o Messenger Rooms, estará disponível totalmente gratuito e sem limitações de tempo.

Tal como salientou Zuckerberg, o Facebook Messenger Rooms foi concebido como a ferramenta perfeita para interações sociais à distância. Ainda que surja como rival dos restantes serviços, sentem que o seu público alvo será bastante diferente.

A forma de funcionamento do Messenger Rooms vai também ajudar consideravelmente a sua adoção, visto que torna muito simples a criação de vídeo chamadas em grupo, assim como o convite de novos participantes. Vais poder enviar um convite aos teus amigos através de um link, que lhes dará acesso direto à chamada, mesmo que não tenham conta no Facebook.

Outro detalhe importante que torna este novo serviço único, é o facto de permitir que tornes a tua vídeo chamada pública. Basicamente, podes permitir que a tua conversa seja apresentada no topo do teu feed no Facebook, permitindo aos teus amigos juntarem-se à conversa.

No mercados onde já foi lançado, o Messenger Rooms está disponível tanto no Facebook como no Messenger. No entanto, existe uma pequena diferença que deves ter em atenção. Se por um lado no Messenger as tuas vídeo chamadas são privadas, caso utilizes a funcionalidade no Facebook, as chamadas serão públicas por defeito.

Editores 4gnews recomendam:

  • Instagram lança nova funcionalidade para "exterminar" os haters!
  • WhatsApp vai alargar drasticamente o número de participantes numa videochamada
  • Google e Facebook tomam medidas radicais face à pandemia de Covid-19
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.