O teu telemóvel Samsung é antigo? Diz "adeus" a esta app importante

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Em comunicado, a Samsung confirmou que os telemóveis mais antigos da marca vão deixar de receber suporte para a app Samsung Health Monitor. Na prática, esta vai-se tornar incompatível com smartphones Android 11 ou versões anteriores.

De acordo com a Phone Arena, a atualização em questão vai ter o número de versão 1.4.1 e só será compatível com Android 12 para cima. Ou seja, os telemóveis com sistema operativo mais antigo não poderão usufruir dos recursos mais importantes, como monitorização de pressão arterial, entre outras métricas de saúde.

Sobre o Samsung Health Monitor (SHM)

Importa referir que a app de telemóvel em questão funciona, normalmente, em articulação com os smartwatches da Samsung. A somar a isso, o SHM ainda permite executar a função de eletrocardiograma.

Recorde-se que este é um teste que mede a atividade elétrica do coração, por definição no site da Samsung. No fundo, é uma app bastante útil no que toca à medição de certas métricas de saúde e que, só na Play Store, já recebeu mais de mil milhões de downloads.

O que diz a Samsung?

Perante o facto de utilizadores de Android 11 (ou inferior) deixarem de ter a app, a Samsung recomenda o upgrade para versões mais atuais. “Agradecemos a compreensão e recomendamos fortemente que atualize a versão do sistema operacional para Android OS 12.0 ou superior” - escreveu a marca sul-coreana aos utilizadores.

No mesmo comunicado, a Samsung acrescenta também que “ainda pode usar o Samsung Health Monitor, sem atualizar o Android OS, mas só poderá usar serviços e recursos limitados sem suporte adicional”. De qualquer modo, a principal utilidade da app perde-se na mesma, para quem tem Android 11 ou inferior.

Ainda assim, para quem pretende usufruir da ferramenta ao máximo, a boa notícia é que tal não vai acontecer de imediato. A medida da Samsung só vai entrar em vigor, a partir do dia 23 de dezembro, pelo que, até lá, ainda dá para aproveitar os principais recursos.

De qualquer forma, convém realçar que, apesar da utilidade do Samsung Health Monitor, este não tem a precisão de um teste hospitalar.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.