O teu feed do Facebook vai em breve ficar ainda mais pessoal

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

O Facebook continua a perder destaque face às restantes redes sociais, tendo cada vez mais dificuldade em cativar os utilizadores mais jovens. Por isso mesmo, continuam a tentar implementar várias novidades para reconquistar os seus utilizadores. As mais recentes novidades estão relacionadas com o conteúdo apresentado no feed de notícias, que se apresentará muito mais pessoal.

De acordo com a publicação no seu blog oficial, a empresa afirma que o mais importante é a qualidade do tempo passado no Facebook, e não a quantidade. Por isso, as novas implementações vão garantir que será apresentado aos utilizadores aquilo que realmente têm interesse em ver.

Para conseguir refinar os seus algoritmos, analisaram de forma ainda mais detalhada as ações e interações dos utilizadores. Auxiliando-se ainda com vários inquéritos que realizaram individualmente ao longo dos últimos meses. Durante muito tempo, o algoritmo do Facebook analisa a quantidade e o tipo de interação com outros utilizadores e páginas, de forma a classificar as novas publicações por nível de importância. No entanto, ficou comprovado que isso já não é suficiente.

Inquéritos individuais são cruciais para as melhorias no feed do Facebook

A implementação de inquéritos individuais a milhares de utilizadores revelou-se crucial para que estas novas implementações fossem realmente importantes. Nestes questionários, o Facebook perguntou aos utilizadores quais são os seus amigos mais próximos e que tipo de conteúdo preferem ver no seu feed.

Após obter milhares de respostas, fizeram o cruzamento da informação recebida com as ações realizadas pelos utilizadores. Desta forma, conseguiram chegar a padrões que permite identificar quais as ligações mais importantes de cada utilizador no Facebook. Este foi um dos mais importantes passos para conseguirem melhorar consideravelmente o seu algoritmo.

De acordo com a publicação da empresa, estas novas implementações já estão a ser lançadas para todos os utilizadores de forma faseada. Ainda que possa demorar alguns dias/semanas até chegar a todos os utilizadores, dificilmente irás conseguir notar diferenças na tua feed. Mas o mais provável é, que eventualmente, os conteúdos apresentados sejam muito mais relevantes.

Editores 4gnews recomendam:

  • Netflix causa problemas de bateria em smartphones Android!
  • Xiaomi Redmi 7A: Todas as especificações do smartphone reveladas
  • OnePlus 7 Pro ultrapassa todas as expectativas iniciais
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.