O que se passa com o Bitcoin e outras criptomoedas? Morreu de vez?

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Se não és um ávido seguidor de criptomoedas deixa-me responder-te à segunda questão do título. As criptomoedas e o Bitcoin estão bem de saúde.

Lá por não veres os grandes media a falar das cripto, não quer dizer que tenham deixado de existir. Na verdade, estão, na minha opinião, melhor do que nunca.

O que se passa com o Bitcoin

O Bitcoin está longe dos 20 mil dólares que alcançou em 2017, ainda assim, a principal cripto está mais estável do que nunca. Não me entendas mal, o Bitcoin ainda é um ativo super volátil, porém, agora as subidas e descidas estão menos acentuadas. Neste momento está avaliado nos $8,903 segundo o CoinMarketCap.

Ou seja, conseguimos perceber que existe um caminho pela frente. Em 2017 a subida foi tanta e de tal maneira que mesmo os mais entusiastas sabiam que o Bitcoin iria cair forte. Era uma questão de tempo.

Com estas subidas ligeiras o Bitcoin tem mostrado que continua a ser um ativo de valor e que continua a ser uma vantagem o seu investimento.

Ethereum já teve dias melhores

Tal como o Bitcoin, o Ethereum passa pelo mesmo. Contudo, a criptomoeda que promete o futuro está abaixo daquilo que era esperado. A transacionar neste momento por $188.30, tem sido raro ver o Ethereum a voltar a números que nos deixavam entusiasmados (acima de 300$).

Ainda assim, vale a pena frisar que as aplicações de Ethereum são bem mais do que as que o Bitcoin oferece. Os "smart contracts" do Ethereum são algo a explorar e está a ser desenvolvido por milhares de entidades. Desde individuais a bancos.

As AltCoins continuam a acompanhar o Bitcoin

O resto das criptomoedas seguem as subidas e descidas do Bitcoin. Acredito que no futuro cada uma terá a sua "independência" da volatilidade do Bitcoin, contudo, neste momento é o que se está a passar.

Ademais, as descidas de criptos como o Ripple, EOS ou até Cardano deixam-nos a questionar se voltaremos a ver os números subirem como outrora.

Em suma, o mercado de criptomoedas está numa boa altura para investimento, contudo, lembra-te que o mercado é volátil e não invistas mais do que estás disposto a perder. Acima de tudo lembra-te que não sou um conselheiro financeiro e deves estudar o mercado de forma cuidada antes de investires.

Editores 4gnews recomendam:

  • Vais poder apostar no sucesso (ou falta dele) da Libra, a criptomoeda do Facebook
  • Hacker terá que pagar de volta 1 milhão de dólares em criptomoedas
  • Donald Trump diz que criptomoedas ‘não são dinheiro’
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.