O poder do 5G: João Sousa revive paixão da escalada com a NOS

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

João Sousa, um apaixonado por escalada e tetraplégico há 7 anos, teve a oportunidade de reviver as emoções da escalada graças à tecnologia 5G da NOS. Enquanto praticante de escalada desde a infância e tendo alcançado a alta competição, João Sousa sempre teve a escalada como uma parte intrínseca da sua vida.

Esta paixão levou-o não só ao topo das montanhas, mas também à formação de laços fortes com outros escaladores. Através de uma iniciativa da NOS, três dos seus antigos parceiros de escalada, Marco Cunha, João Évora e Sérgio Sá, foram equipados com smartphones 5G e uma câmara 360.º.

João Sousa

Juntos, escalaram a via número 24 do Penedo da Meadinha na Serra da Peneda. Enquanto isso, a 270 km de distância, no Pavilhão Desportivo de Paião, Figueira da Foz, João estava equipado com óculos de realidade virtual, proporcionando-lhe uma experiência completa de imagem e som da escalada.

O impacto da realidade virtual e do 5G na experiência

Graças à baixa latência e à velocidade do 5G da NOS, João não foi apenas um mero espetador. Interagiu em tempo real com os amigos, contemplando a paisagem deslumbrante do topo do Penedo da Meadinha, a uma altitude de 1000 metros. Esta experiência não só reavivou memórias, mas também trouxe João mais perto da sua paixão perdida.

Ao falar sobre a experiência, João Sousa comentou: “Este momento fez-me sorrir muito. Penso que foi a experiência que mais me aproximou de escalar novamente, foi mesmo como se eu estivesse lá”.

escalada nos 5g

Margarida Nápoles, diretora de Responsabilidade Social e Comunicação Corporativa da NOS, destacou a importância da tecnologia em quebrar barreiras, sejam elas físicas, geográficas ou culturais.

A executiva acredita que o 5G, com suas características únicas, tem o potencial de realizar feitos extraordinários, como devolver a emoção da escalada a alguém como João, mesmo que por um curto período.

Combinando a realidade virtual, o desempenho da rede móvel de quinta geração e a colaboração de várias equipas, incluindo a Associação Salvador, a NOS demonstrou o potencial transformador do 5G.

Por fim, João Sousa expressou o seu desejo de que experiências semelhantes se tornem acessíveis a todos no futuro. Graças às inovações em tecnologia e à paixão das pessoas envolvidas, isso pode muito bem tornar-se realidade.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.