O novo plano de Harvard para os humanos viverem em Marte

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Durante os últimos anos, cada vez mais se fala na arrojada possibilidade de colonizar Marte. Um recente estudo da NASA concluiu que, um plano para transformar a atmosfera de Marte para que humanos pudessem habitar o planeta, não iria resultar.

No entanto, cientistas da Universidade de Harvard têm um novo plano que, acreditam ser uma solução que poderá mesmo funcionar. Esta nova ideia, pretende tornar pequenas áreas de Marte habitáveis, em vez de transformar por completo toda a atmosfera do planeta.

Sílica Aerogel é o material crucial para implementar esta nova ideia

Este é um dos materiais que está a ser explorado para que esta nova ideologia possa ser aplicada. Sílica Aerogel é um material extremamente eficaz no que respeita ao isolamento térmico, e poderá tornar possível o crescimento de plantas em Marte.

A ideia dos cientistas de Harvard passa por utilizar 'cobertores' de Sílica Aerogel para conseguir aquecer permanentemente pequenas áreas de Marte, de forma a derreter o gelo e CO2 congelado.

Graças às propriedades da Sílica Aerogel, é possível utilizar de forma constante as radiações solares para aquecer e manter uma temperatura estável por baixo da sua fina camada.

É claro que todo este projeto tem uma explicação extremamente técnica e envolve complexos processos, mas pode ser entendido de forma bastante simples.

Graças às suas propriedades físicas, a Sílica Aerogel consegue criar uma espécie de 'efeito estufa', ao deixar passar a luz solar, mas bloqueando as radiações UV e também a saída de calor.

Desta forma, esta nova ideia propõe a utilização de finas camadas de Sílica Aerogel para aquecer determinadas áreas da superfície de Marte, tornando possível o crescimento de determinadas plantas.

Caso esta ideia venham a ser implementada com sucesso, ao longo de vários anos, poderá ser possível ponderar novamente uma possível modelação da atmosfera de Marte.

O que é Aerogel?

O Aerogel é um material sólido poroso, criado através da remoção da parte líquida de um gel, que é substituída por um gás. O resultado final deste processo é, um bloco sólido com uma densidade extremamente baixa (muito leve). Além de extremamente leve, é um material que apresenta uma excelente eficiência no que respeita às suas capacidades de isolamento térmico.

Ainda que possa ser criado a partir de diversos materiais, a sílica é material base mais utilizado e que mais tem sido estudado. Além das suas características únicas, ideais para a produção de Aerogel, é também um dos materiais mais abundantes na crosta terrestre.

Editores 4gnews recomendam:

  • Ferramenta de 'hacking' de smartphones consegue aceder aos teus dados presentes na cloud
  • Xiaomi deteta corrupção na sua empresa e despede dois funcionários
  • Uber cobra quase 10 mil euros por uma viagem de 90€
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.