O novo Galaxy Note 5 já é oficial mas será que ainda merece uma atenção especial?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Olhando para as tendências actuais de mercado ou simplesmente entrando numa das principais superfícies comerciais rapidamente nos apercebemos de que os smartphones têm ficado cada vez maiores e com ecrãs cada vez mais vibrantes mas nem sempre foi assim...

Em boa verdade, há pouco mais de um dois, a nossa noção de smartphone grande aplicava-se a tudo o que tivesse mais de 4 polegadas de ecrã. Tudo o que ultrapassasse essa fasquia era considerado um exagero e uma clara tentativa de tentar "dar nas vistas". Foi nesse panorama que a Samsung lançou o seu primeiro Galaxy Note, uma autêntica aberração da natureza que rapidamente ganhou o apelido de "telha" entre o burgo lusitano. Pois bem, essa "telha" acabou por criar todo um novo mercado, moldando inclusive as tendências da indústria de dispositivos móveis. Sem o saber, a Samsung tinha condenado esses "hobits" com 3.5 ou 4 polegadas, era só uma questão de tempo.

Pois bem, com o lançamento dos Galaxy S6 Edge+, será que a gama Note ainda é especial? Terá ainda a irreverência, a potência e o espírito de trabalho que a caracterizaram desde que foi lançada? E já agora, o que é que o tornou especial?

O Ecrã

Quando foi lançado, o Galaxy Note foi considerado demasiado grande, algo que roçava o ridículo, era mais tablet do que smartphone e na altura ainda não se tinha generalizado a palavra phablet. Pois bem, logo no ano a seguir quando o Galaxy Note 2 foi lançado e vendeu milhões de unidades, aí sim, as concorrentes da Samsung acordaram para uma nova realidade. Era tempo de pensar em grande!

No entanto, até que a concorrência lançasse bons equipamentos com ecrãs grandes, a Samsung manteve-se a única escolha para todos aqueles que pretendiam um grande smartphone ou um grande ecrã e mesmo quando a concorrência já tinha algo para oferecer, a Samsung continuou a ter um outro factor chave, os seus arrebatadores ecrãs AMOLED e Super AMOLED.

A S-Pen

O Galaxy Note destacou-se não só pelo seu tamanho mas também por causa de um novo acessório, a S-Pen, uma "canetinha" que, pelo menos para alguns, deve ter despertado as memórias dos tempos do giz e da lousa e mais recentemente, da era dos PDA's. De repente a caneta estava outra vez na moda!

Actualmente algumas marcas já oferecem uma caneta ou stylus para os seus equipamentos e existem milhares de vendedores externos que proporcionam soluções semelhantes à S-Pen. No entanto, a S-Pen é bem mais do que uma stylus, no seu ADN possui muitas características que só se tornam evidentes quando a usamos com o respectivo Note. Algo que nenhuma concorrente conseguiu igualar até à data.

Esta S-Pen também é bastante prática de usar e guardar uma vez que está alojada no próprio Galaxy Note 5 e não precisarás de ter um especial cuidado para a trazer, além de estar mais protegida e menos susceptível a ser esquecida.

Além disso, a cada nova geração de Galaxy's Note a S-Pen foi recebendo novas funcionalidades e melhorando o seu feed-back, usufruindo actualmente de modos como o reconhecimento de caligrafia que simula a experiência de escrever em papel com uma caneta convencional.

A produtividade da TouchWiz UI

Outro dos pontos fortes da gama Galaxy Note foram as inúmeras possibilidades da interface TouchWiz UI que tira proveito deste grande ecrã e que, em suma, aumenta bastante a produtividade do equipamento. Muitas outras marcas criaram smartphones com ecrãs grandes mas poucas conseguiram ou sequer tentaram optimizar a sua interface para tirar proveito de todo o espaço extra.

A Samsung com a sua TouchWiz UI consegue tirar máximo proveito do ecrã bem generoso e mesmo assim consegue tornar o equipamento utilizável com uma só mão, encolhendo a interface para o ocasional uso sem as duas mãos. Temos também as potencialidades do modo Multi-Window permitindo-lhe abrir e utilizar duas aplicações lado a lado para que consiga trabalhar mais e melhor num ecrã grande.

Este modo Multi-Window é particularmente invejado por todas as suas concorrentes, todas elas tentaram imitar ou incorporar algumas das suas funcionalidades e algumas até conseguiram chegar bem perto. No entanto, o verdadeiro potencial da TouchWiz UI só é revelado com a utilização da S-Pen, aí sim, sentimos que temos algo poderoso nas nossas mãos, fazendo toda e qualquer concorrência empalidecer.

Esta gama Note destinava-se aos utilizadores intensivos, a quem precisava de trabalhar eficazmente. Nesse ponto a interface TouchWiz com o seu Multi-Window permitia fazer pelo menos duas tarefas ao mesmo tempo e, apesar de nem toda a gente gostar da sua aparência geral ou do seu peso no equipamento, a sua utilidade era e é inegável.

O 5 novas funcionalidades da S-Pen incluida no Samsung Galaxy Note 5

Será que o Galaxy Note 5 ainda merece a nossa atenção?

No ano passado o Resumo de todas as novidades apresentadas pela Samsung neste Unpacked de Agosto.

Será o S6 Edge+ o futuro da linha Note ou o seu carrasco?

Não precisamos de ir muito longe para perceber que o equipamento favorito da marca é o Galaxy S6 Edge+ não será o carrasco da linha Note mas será a nova predilecção da marca, isso é certo. Deixo-vos com os vídeos de apresentação das novas maravilhas da Samsung.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.