Quando a Tesla apresentou a Cybertruck, o mercado fiou muito entusiasmado com este veículo. Segundo dados da própria empresa, foram registadas cerca de 2 milhões de reservas, mas o número de vendas está bastante abaixo.
Assim sendo, uma questão que se pode colocar é saber o que a Tesla faz com as unidades produzidas que não são vendidas. O resultado pode surpreender, mas é igualmente uma estratégia muito interessante.
Tesla usa as Cybertrucks não vendidas para promover o Model Y
Recentemente, os habitantes da cidade de Temple, no estado norte-americano do Texas, viram uma Cybertruck que se destacou. Tal como refere a Car Scoops, esta era usada para promover outro veículo da marca: o novo Model Y.
Como podes ver na imagem acima, foi avistada uma Cybertruck a rebocar um exemplar do novo modelo do Model Y. O último é transportado dentro de uma grande caixa de vidro, enaltecendo o facto de ser um modelo produzido no Texas.
Ou seja, ao invés de ter aquela Cybertruck parada numa garagem a “ganhar pó”, a Tesla optou por coloca-la na rua a fazer publicidade aos seus carros. Ao invés de pagar por aqueles cartazes gigantes que vemos nas estradas, a empresa de Elon Musk usou meios próprios para isso.
Esta abordagem é muito interessante, pois serve de promoção para dois dos seus mais recentes veículos. Aquele que se destaca imediatamente é o novo Model Y em vermelho, uma cor que não passa facilmente despercebida.
Por outro lado, a Tesla aproveita a ocasião para mostrar a todos que a Cybertruck tem poder suficiente para rebocar outros veículos. Ainda para mais no estado do Texas, onde muitos dos seus habitantes possuem carrinhas pick-up precisamente para rebocar coisas.
Será isto suficiente para impulsionar o número de vendas de ambos os veículos? Isso só o tempo o dirá, mas temos de admitir que esta estratégia foi muito bem conseguida.
Tesla Cybertruck é um flop?
Obviamente que a Tesla nunca admitirá que a sua carrinha pick-up está a ser um falhanço. No entanto, os números conhecidos apontam nesse sentido.
De acordo com as notícias mais recentes, em 2024 a Tesla terá vendido cerca de 40 mil exemplares. Contudo, a expectativa inicial de Elon Musk apontava para a venda de 250 mil exemplares por ano.
Isto fez com que a Tesla reduzisse o volume de produção da Cybertruck, precisamente para não ficar com demasiado stock parado. Mas parte daquele que está efetivamente parado foi agora colocado nas estradas ao serviço do marketing da empresa.