Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

O botão do frigorífico que poucos conhecem mas que reduz a conta da eletricidade no verão

A maioria dos frigoríficos modernos inclui um modo férias ou modo eco. Esta função foi pensada para reduzir o consumo de eletricidade durante períodos de ausência.

Adicionar 4gnews como fonte preferida
botão frigorífico
Pexels

A maioria dos frigoríficos modernos tem uma função que está ali, no painel ou dentro do aparelho, e que passa despercebida na esmagadora maioria das casas portuguesas.

Chama-se modo férias, modo eco ou modo ausência dependendo da marca, e foi pensada precisamente para os meses de verão, quando muita gente passa períodos fora de casa.

Ao ativá-lo, o compartimento congelador continua a funcionar normalmente, enquanto a zona de frio fica mais quente do que o normal, uma vez que não há necessidade de continuar a trabalhar durante a ausência da família.

A Samsung explica que nesta função a temperatura do frigorífico é controlada abaixo de 17°C, enquanto o congelador continua ativo conforme definido anteriormente.

A poupança acontece porque o aparelho deixa de trabalhar para manter a zona de frio na temperatura do dia a dia, gastando apenas o necessário para o congelador.

Quando faz sentido usar

botão frigorífico
Unsplash

A função funciona melhor como recurso de ausência planejada. Se a geladeira continua cheia, se alguém abre a porta todos os dias ou se há alimentos sensíveis no refrigerador, o modo pode causar mais prejuízo do que economia.

Leite, carnes, frios, iogurtes ou sobras de comida não devem ficar no frigorífico com o modo férias ativo. A zona de refrigeração sobe para valores que não conservam esses alimentos em segurança.

Para quem não vai de férias mas quer poupar na fatura de verão, há outro ajuste simples. As necessidades de refrigeração não são as mesmas em todas as estações.

Durante o verão, as altas temperaturas (e temos 'sofrido' bem nos últimos dias) obrigam o equipamento a trabalhar mais.

Como tal, o ideal é ajustar o termóstato para níveis entre 4 e 5 para garantir que todos os alimentos continuam devidamente em condições.

Por outro lado, nos meses mais frios, é recomendável baixar a intensidade para níveis 2 ou 1. Não há necessidade de sobrecarregar.

Para além disso, há também alguns gadgets que te podem ajudar a poupar na fatura da eletricidade.

Promoção do dia

Haier 3D 60 Series 5 HTW5618ENPW
Haier 3D 60 Series 5 HTW5618ENPWCapacidade de 360L, tecnologia Total No Frost, conectividade WiFi, dimensões de 185 cm de altura
523,00 €Amazon
649,00 €-19%
Tomás Cascão
Tomás Cascão
Mestre em Media e Jornalismo pelo ISCTE. Apaixonado por tecnologia, gadgets e tudo o que envolve algumas das maiores aplicações do mundo, como o WhatsApp ou o Google Maps. É também um ávido consumidor de Streaming, sendo que a Netflix tem um lugar especial no coração.