Nubia Red Magic 5G Review: Ainda tem muito a melhorar!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 6 min.

Chegou a hora de olhar para o ZTE Nubia Red Magic 5G. O novo smartphone gaming no mercado continua longe das nossas expectativas. O smartphone é um bom topo de gama, contudo, falha em pormenores que não devia.

A Nubia, sub-marca da ZTE, tem provado que se consegue destacar no mercado e este Nubia Red Magic 5G é um bom exemplo disso mesmo. Porém, continuo a acreditar que a falta de esforço fez com este topo de gama nos deixasse a desejar um pouco mais.

Pontos fortes do Nubia Red Magic 5G

  • Processador topo de gama
  • Modo gaming à distância de um botão
  • Ventoinha interna que não faz o smartphone aquecer (muito)
  • LED's RGB (quem é que não gosta?)
  • Ecrã 144Hz de Refresh Ratio
  • Tecnologia 5G (à prova de futuro)
  • Botões capacitivos destinados ao gaming

Pontos fracos do Nubia Red Magic 5G

  • Sem carregamento sem fios
  • Ecrã com baixa luminosidade à luz do dia
  • Sensor biométrico ligeiramente inferior à concorrência
  • Posição da entrada USB-C e entrada 3,5" dos headphones (mais sobre o assunto abaixo)
  • Não te deixa instalar um launcher
  • Não te deixa mudar de ícones
  • Software em português está incompleto
  • Sem possibilidade de expandir memória com MicroSD

Um design gaming, só para os fãs de jogos

ZTE Nubia Red Magic 5G

O design do smartphone provocará reações muito distintas. Os amantes de gaming que vejam o smartphone vão adorar. Já os utilizadores que não gostam muito da área, não serão grandes fãs das escolhas de design.

O telemóvel gaming conta com margens reduzidas no ecrã, uma vantagem não ter notches ou buracos para a câmara frontal. O facto de nos dar uma margem superior um pouco maior também nos dá colunas estéreo de qualidade.

Este smartphone é robusto, mas não é indicado para a utilização com uma mão. Contudo, não deixa de ter o seu encanto e identidade face à irreverência apresentada com os destaques em vermelho e linhas ousadas.

O ecrã é bom para jogos, mas não é perfeito!

ZTE Nubia Red Magic 5G

A taxa de atualização de 144Hz neste telemóvel gaming é formidável. Isto traduz-se numa sensação de super fluidez, em que as interações com o smartphone são mais interativas e suaves. Os ícones não se arrastam, eles voam!

Contudo, o ecrã não é perfeito. A luminosidade à luz do dia deixa algo a desejar. O ecrã também não tem o melhor sensor biométrico e, apesar de ser um AMOLED, continua sem oferecer as cores saturadas que tanto gostamos.

A tela de 6,65" polegadas é grande e perfeita para jogos. Não vou mentir. jogar neste smartphone (desde que em casa) é simplesmente fantástico. Em especial o, PUBG Mobile, tem uma experiência de consola móvel.

A câmara que nos deixa a pedir mais

Nubia red Magic 5G

Com o valor próximo dos 600 € esperava-se mais desta câmara fotográfica. O telemóvel gaming até tem um "modo Pro" bem completo, porém, falha no mais importante. Proporcionar uma boa fotografia, ou captação de imagem.

Câmara do ZTE Nubia Red Magic 5G

Não me entendas mal, as fotografias não são más. Todavia, as cores são pouco cativantes, a definição não é espantosa e as fotografias são "sem sal". Em síntese, pelo preço consegues bem melhor no mercado, Xiaomi Mi Note 10 é exemplo disso mesmo.

Câmara do ZTE Nubia Red Magic 5G

A câmara frontal segue o mesmo padrão. Não nos dá grande definição e tudo parece ter um filtro que me deixa com a cara sem qualquer tipo de relevo nas selfies ou auto-retratos.

Desempenho digno de ser falado

ZTE Nubia Red Magic 5G

No que toca ao desempenho, este Nubia Red Magic 5G roça a perfeição. O telemóvel gaming aguentou tudo e mais alguma coisa sem grandes problemas. Desde multi-tasking com várias apps abertas até jogos de alta intensidade.

Se é potência que queres e estás virado para o Mobile Gaming, este smartphone é feito a pensar em ti. Pelo menos essa é a ideia da ZTE. Ainda assim, falha em pontos que considero importantes neste setor.

Um horror de software Android

ZTE Nubia Red Magic 5G

No que toca ao software, a Nubia continua a falhar seriamente. Este é um smartphone Android que não te deixa instalar um launcher, não te deixa instalar ícones nem podes ver a duração de bateria no ecrã principal.

O software não está totalmente traduzido para português, mesmo que venda o smartphone em Portugal, e por muito que até nos dê uma boa fluidez, a UI e software reprovaram na nossa avaliação.

A vantagem do sistema Android é a sua versatilidade e adaptação ao público e mercado, algo que o Nubia Red Magic 5G não oferece.

Desenhado para gaming? Nem por isso!

ZTE Nubia Red Magic 5G

Este smartphone é o perfeito exemplo de como não fazer um smartphone gaming. Por muito que nos dê quase tudo o que um gamer quer, continua a falhar na posição do carregador e a porta áudio P2 para os auriculares, ou headphones.

A vantagem deste terminal face os concorrentes (não gaming) é a introdução de dois botões capacitivos nos cantos do telemóvel. Podes configurar estes botões para o que mais desejas no jogo. No PUBG, por exemplo, utilizei-os para disparar a arma, como gatilho.

Contudo, assim que ligas o carregador (que fica no local normal) perdes de imediato o botão do lado direito. Ou então fazes uma ginástica enorme para o conseguir utilizar. Já se colocares os auriculares (que ficam na parte superior) perdes o acesso ao botão esquerdo.

Qual seria a solução para este telemóvel gaming?

A solução é simples, mas trabalhosa, daí termos este erro crasso. A ZTE tinha de colocar o USB-C e a entrada de 3,5 mm nas laterais dos smartphones. Quando viras o equipamento na horizontal as entradas deviam estar em cima ou em baixo, de forma a conseguires utilizar os dois botões que te dão a tal vantagem competitiva.

Contudo, fabricar uma estrutura totalmente nova dá trabalho e todos sabemos que é melhor colocar uns LED's "tuning" do que olhar de forma séria para o problema.

As especificações do Nubia Red Magic 5G num vislumbre:

  • Ecrã de 6.65″ polegadas
  • Resolução FullHD+ 1080 × 2340 pixels
  • Tecnologia do ecrã AMOLED
  • Sensor biométrico no ecrã
  • Processador Qualcomm Snapdragon 865
  • 8 GB de memória RAM (modelo testado)
  • 128 GB de armazenamento interno (modelo testado)
  • Câmara traseira de 64MP (normal) + 8MP (grande angular) + 2MP (macro)
  • Câmara frontal de 8MP
  • Dual-SIM
  • Bateria de 4500 mAh
  • Carregamento rápido a 55W
  • Android 10

Autonomia ótima e que poucos conseguem superar

Nubia red Magic 5G

A autonomia deste smartphone é formidável. Com 4500 mAh esta bateria aguenta para bons jogos de PUBG mobile sem grande problema. Numa utilização normal deverás conseguir chegar a 2 dias de utilização na melhor das hipóteses. Esta boa autonomia pode dever-se ao facto de o software ser seriamente limitado. Pois bem, não se pode ter tudo!

Conclusão, deixa este smartphone gaming passar ao lado

Em suma, se gostas de gaming, há marcas no mercado a criar equipamentos com ideologias idênticas e soluções bem pensadas (cof, cof Asus). Se não gostas de gaming, este é um smartphone por 600€ que não te vai surpreender. Ou seja, na nossa modesta opinião, é melhor que o deixes de lado e esperes pelo próximo. Quiçá a ZTE faz um melhor trabalho.

Pontuação 4gnews (de 0 a 10)

Escolhas de design

6

Qualidade de construção

7.5
Ecrã 7

Performance / Desempenho

9

Interface / UI

4

Câmara

6

Bateria

8

Qualidade / Preço

6

Nubia pontuação 4gnews

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.