O Nubia Red Magic 3S é um telemóvel para jogos ao alcance de todos. Tem um potente processador da Qualcomm, ecrã a 90 Hz, especificações de topo e uma bateria enorme! Custa 479 € na Europa e é um autêntico colosso para gaming!
A quem procura um novo telemóvel para jogar, bom e barato - tendo em conta as caraterísticas técnicas - há bons argumentos para o comprar em Portugal. Se é perfeito? Não, mas em seguida ficas a saber tudo na nossa análise.
Pontos fortes do Nubia Red Magic 3S:
- Processador de topo otimizado para jogos - Snapdragon 855 Plus
- Construção sólida em metal com detalhes arrojados e iluminação RGB
- Sistema de arrefecimento ativo com ventilador para as sessões de jogos
- Bateria de alta capacidade com 5000 mAh com autonomia para 2 dias
- Altifalantes duplos frontais dão-nos uma experiência de som mais envolvente
- Grande ecrã AMOLED de 6,65 polegadas, sem notch e com cantos arredondados
- Botões capacitivos, sensíveis à pressão e configuráveis para diferentes jogos
- Hub de software, opções e configurações dedicadas aos jogos - centro REDMAGIC
Pontos fracos do Nubia Red Magic 3S:
- As grandes dimensões do produto são o maior contra (171,7 × 78,5 × 9,7 mm)
- A interface do utilizador (Redmagic 2.0) carece de otimização
- A bateria é de grande capacidade mas também demora bastante a carregar
- O ajuste automático do brilho do ecrã é errático e chega a ser irritante
- A qualidade do auscultador e das chamadas telefónicas desiludiu
As especificações do Nubia Red Magic 3S
- Ecrã: 6,65 polegadas com formato 19,5:9 AMOLED a 90 Hz
- Resolução: Full-HD+ de 2340 × 1080 pixeis, com 388 pixeis por polegada
- Processador: Snapdragon 855 Plus da Qualcomm, SoC com frequência máxima de 2,96 Ghz
- Gráfica: Adreno 640 a 700 MHz - com ventilador
- Memória RAM: 8 GB
- Bateria: 5000 mAh com carregamento rápido a 18 W
- Armazenamento: 128 GB
- Expansão de memória: Não
- Câmara traseira: Única com 48 MP (f/1,7)
- Câmara frontal: Única com 16 MP (f/2,0)
- Conetividades: Dual SIM, Bluetooth 5.0, USB-C
Este telemóvel tem tudo para gaming!
1. Trata-se de um telemóvel inteligente desenvolvido para dar resposta às necessidades dos jogadores e garantir uma ótima prestação durante as sessões de jogos. Para tal utiliza alguns dos melhores componentes disponíveis no mercado.
2. Tem um design "agressivo", vincado, com ranhuras na sua estrutura para garantir um melhor arrefecimento, ou até mesmo LEDs RGB. Traços que associamos ao espírito de competição e aos computadores portáteis da secção gaming.
3. O telemóvel em análise destaca-se neste grupo e é já a terceira geração a chegar ao mercado. Tem uma grande bateria, o sistema de refrigeração a ar, ecrã grande a 90 Hz, e abundância de memória RAM, além do "motor" de topo.
As surpresas (boas) começam no unboxing
Ao abrir a caixa em cartão rígido e preto com vários realces a vermelho, encontramos os seguintes itens:
- Telemóvel Nubia Redmagic 3S
- Adaptador USB com carregamento rápido a 18W
- Cabo de dados USB - USB do Tipo C
- Pino para extração do tabuleiro do cartão SIM
- Autocolantes, guia de iniciação rápida e folheto de garantia
O metal é o principal material neste Nubia
A solidez do telemóvel deve-se à estrutura sólida em alumínio e aos 215 gramas de peso. Apesar de o vidro ser o material mais comum nos telemóveis topo de gama, o metal é um melhor condutor e auxilia (bastante) na dissipação do calor.
As arestas são arredondadas e, à exceção das duas grelhas para ventilação, todos os vértices são bem disfarçados. Vale ainda referir que o leitor de impressões digitais, na traseira, tem um recorte prismático que em nada contribui para a sua utilização.
Há vários elementos com linhas vincadas e reforçados por realces brilhantes, a vermelho. Temos dois remates (superior e inferior) com gravação a laser no metal para acrescentar um efeito tridimensional com a temática triangular e prismática.
Há duas grelhas para ventilação neste telemóvel gaming
A disposição dos botões físicos para controlar o volume e para ligar / desligar o telemóvel é peculiar e ocupa uma posição central na lateral direita. É um dos poucos lugares livres para estes botões, mas não é a mais cómoda ou prática.
Em cada extremidade da lateral direita temos botões suaves que podem ser programados para atuar em determinados jogos como os gatilhos dos comandos de consola. Aí temos também a grelha de saída da ventilação.
No topo temos apenas a porta jack de 3,5 mm, sendo visíveis as bandas das antenas. Já na parte inferior temos um altifalante, a porta USB-C ladeada por parafusos, além do microfone principal.
O botão vermelho ativa o "Modo de Competição" no Redmagic
A textura e a cor do botão evidenciam a sua presença na parte superior da lateral direita. Trata-se de um interruptor que ativa / desativa o modo de competição, um hub de software que reúne os jogos instalados e respetivas otimizações / funções.
Imediatamente abaixo temos o tabuleiro para os cartões nano SIM, seguindo-se o encaixe com pinos magnéticos para a base de carregamento / ligação por cabo à internet. O Magic Adapter pode ser adquirido na loja oficial da Redmagic.
Vale ainda referir que este telemóvel para jogos está disponível em cinzento (Mecha Silver), em preto (Eclipse Black), ou no gradiente entre azul e vermelho (Cyber Shade).
O trunfo deste Nubia é o "hub" de jogos REDMAGIC
A partir de um qualquer ponto no telemóvel ao ativar o interruptor / botão vermelho entramos no modo competição. Isto abre o centro de jogos REDMAGIC, uma plataforma que reúne os jogos instalados e nos dá as seguintes opções, a saber:
- Temperatura do telemóvel
- Velocidade de ligação à internet
- Frequência de operação da gráfica (GPU)
- Frequência de operação do processador (CPU)
- Ativar/desativar o sistema de ventilação
- Ativar/desativar a iluminação LED (tira central e logótipo)
- Ativar/desativar o modo 4D Shock (amplia as vibrações do jogo em títulos como o PUBG)
- Abrir o WhatsApp em modo PiP
- Bloquear as notificações de mensagens SMS
- Bloquear as notificações de chamadas
- Ativar gravações do ecrã para captar gameplays ou capturas de ecrã
- Modo Performance / Standby / Dock / Anti-toques acidentais / Controlo da luminosidade / Botões virtuais / Comandos
O software dedicado está bem estrutura, é intuitivo e consegue efetivamente melhorar a experiência de jogo, podendo até gravar automaticamente alguns momentos dos jogos, ou bloquear o brilho do ecrã para evitar flutuações irritantes.
A iluminação LED na banda central (RGB), ou no logótipo Redmagic, pode ser desativada e não interfere com o desempenho nos jogos. Já a taxa de atualização do ecrã pode ser ajustada manualmente ou automaticamente pelo jogo em 60 ou 90 Hz.
A fluidez que se nota nos jogos graças aos 90 Hz
Em especial, dentro do Personal Center podemos controlar desde a intensidade da ventoinha (máximo ou automático). Por norma, o ventilador está em modo automático com 3 intensidades para fazer circular o ar e reduzir a temperatura interna.
Ao jogar PUBG Mobile com todas as definições no máximo (gráficos HDR e taxa de molduras em Extremo), não temos quebra de desempenho ao longo das partidas, ainda que o corpo do telemóvel fique quente e a ventoinha se torne audível.
Face a um telemóvel de gama alta convencional senti que o Redmagic 3S consegue efetivamente melhorar a prestação em jogos mobile como o PUBG. Se esta é a tua prioridade, então compra um telemóvel gaming, sem receios.
O telemóvel é (mesmo) muito grande!
Em vários anos de contacto com diversos equipamentos este é provavelmente o maior telemóvel que já usei. Com mais de 17 centímetros de altura, o Nubia Redmagic 3S é difícil de utilizar com uma mão e de transportar no bolso (caso caiba).
Em troca temos um grande ecrã com cantos arredondados, margens simétricas e diminutas, além de altifalantes frontais que melhoram a fruição de conteúdos multimédia. Dito isto, o tamanho pode não ser um entrave, dependendo do utilizador.
Vale ainda referir que o telemóvel já traz uma película de proteção em TPU já aplicada no ecrã. Por baixo desta temos o vidro Gorilla Glass 4, da Corning e que apesar de não ser de última geração, já oferece resistência contra riscos e pequenos impactos.
A grande bateria tem uma boa autonomia!
Por baixo do corpo metálico temos uma bateria com 5000 mAh de capacidade e muito boa autonomia. Durante o período de teste, em média obtive 4 horas e 15 minutos de ecrã ligado, maioritariamente durante sessões de jogo.
Isto traduz-se em cerca de 8 a 9 partidas completas de PUBG Mobile com os gráficos no máximo e iluminação LED ligada. Estes dados foram obtidos no mais exigente cenário a que submeti o telemóvel gaming.
Alternativamente conseguimos dois (ou um pouco mais) dias de utilização normal, tendo o equipamento uma boa gestão energética, graças também ao processador e ao sistema operativo.
Já, por outro lado, o processo de carregamento (0-100%) é demorado - perto de 2:30 horas a 3 horas. O telemóvel suporta carregamento rápido a 18 W, mas pela grande capacidade da bateria temos sempre um tempo considerável de carga.
O grande ecrã de 6,65 polegadas AMOLED
A resolução Full-HD+ traduz-se em 1080 x 2340 pixeis (388 ppp) neste ecrã de 6,65 polegadas que utiliza um display AMOLED rico em cores e com ótimo constraste. Destacamos ainda o formato alto e estreito ao seguir o padrão 19.5:9.
Indo ao encontro do seu foco no gaming, este painel tem uma taxa de atualização que chega aos 90 Hz em situações de jogo (60 Hz em utilização normal). Trata-se de um dos maiores trunfos deste telemóvel para jogos e merece uma nota positiva.
Apontamos ainda a certificação DCI-P3 de 100% para uma reprodução mais fiel das cores, além do bom brilho máximo do ecrã. Já, por outro lado, o mecanismo de ajuste automático da luminosidade é péssimo e mais vale estar desativado.
O desempenho é excelente no Nubia Redmagic 3S
As especificações técnicas utilizadas neste telemóvel para jogos são de topo e isto traduz-se em absoluta rapidez e capacidade de resposta ininterrupta. Em particular destacamos o processador Snapdragon 855+ (Plus) da Qualcomm e a Adreno 640.
Estamos perante um SoC octa-core com uma frequência máxima de 2,96 GHz e uma litografia de 7 nm. Já a gráfica chega aos 700 MHz, sendo especialmente otimizada para jogos, garantindo a fluidez dos mesmos, sem quebras de performance.
Em junção com os 8 GB de memória RAM e os 128 GB de armazenamento interno (não expansível), temos um leque de caraterísticas ótimas. Vale ainda referir que existe uma versão com 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento.
A interface de utilizador é simples mas podia ser mais otimizada
Ao nível do software, o telemóvel mantém-se bastante fiel ao Android "stock", tal e qual a Google o disponibiliza, mas com algumas alterações. Não gostamos do aspeto angular e um pouco arcaico dos ícones na interface Redmagic 2.0.
Ainda que a observação prévia seja subjetiva, sentimos (objetivamente) alguns atrasos na abertura de menus, janelas, pastas e opções. Atribuímos este fenómeno ao software da Nubia, carecendo aqui de alguma otimização.
Mesmo assim, o telemóvel é extremamente rápido, mesmo que tenhamos sentido algumas imperfeições ao "dobrar das esquinas", mas que podem ser colmatadas com atualizações de software. Além disso, aguardamos pela chegada do novo Android 10.
A (única) câmara fotográfica tem 48 MP
Acomodada no "diamante" com contornos vermelhos temos a câmara principal (traseira) de 48 MP com uma lente grande angular e abertura focal de f/1,7. Ainda que sejam poucos os telemóveis com uma só câmara principal, este Nubia não desilude.
Trata-se de um sensor Sony IMX586, já bem estabelecido no mercado mobile e com bons resultados. A câmara principal entrega fotografias muito aceitáveis em condições de boa luminosidade, ainda que não esteja ao nível dos topos de gama.
A interface da câmara fotográfica é muito completa e foi uma surpresa positiva! Bem organizada, com vários modos úteis e um bom leque de opções "Pro", podemos ainda gravar vídeo em resolução 4K a 60 fps com resultados igualmente satisfatórios.
A câmara frontal é boa e tem 16 MP
As fotografias captadas com boa iluminação, sobretudo ao ar livre, apresentam boas cores com detalhe suficiente. Apontam-se alguns problemas com a gestão do intervalo dinâmico de cores, ou do equilíbrio de brancos, por vezes errático.
De qualquer modo, a câmara frontal de 16 MP é mais que suficiente para captar boas imagens, sobretudo se forem para partilhar nas redes sociais ou em plataformas online. O telemóvel não brilha neste departamento, mas não te vai desiludir.
Podes ainda gravar vídeo com resolução até 1080p (Full-HD), com bons níveis de detalhe e cor fiel. Em síntese, destacamos como muito positiva aaplicação de câmara fotográfica e como medianos a bons os resultados de ambas as câmaras.
Extras a considerar: a qualidade das chamadas de voz devia ser melhor!
Utilizando a rede MEO, a qualidade das chamadas telefónicas por vezes sofria bastante ao ponto da pessoa que estava do outro lado da linha pedir para desligar e voltar a ligar. Do nosso lado, ouve-se perfeitamente o interlocutor.
Este fenómeno ocorreu diversas vezes na unidade de teste e apenas em chamadas de voz para outro telemóvel a utilizar a rede MEO. Para as demais redes não senti dificuldade em ser ouvido e sempre ouvi com claridade e volume a outra pessoa.
Vale também referir que o auscultador está escondido na grelha superior, desdobrando-se como segundo altifalante. O encaixe entre a grelha e a estrutura metálica é propenso a prender cabelos, ou barba, ao encostar o telemóvel à cara.
Conclusão: é um ótimo telemóvel para jogos por menos de 500 €
A versão base (8 GB + 128 GB) custa 479 € na loja oficial da Nubia, o que se traduz numa ótima relação qualidade / preço. Há muito valor acrescentado neste telemóvel que custa menos de 500 € e traz algumas das melhores "specs" do mercado.
Se queres jogar durante várias horas, tens aqui autonomia de bateria. Se não queres quebras nos fps tens aqui um ótimo processador, uma poderosa gráfica, muita memória RAM e um sistema de ventilação embutida.
A construção é robusta e ajuda a dissipar o calor para que o telemóvel te entregue uma performance sem quebras, mesmo ao rodar jogos pesados. Já para os mais entusiastas, há ainda a tira de luzes LED e os realces a vermelho, bem arrojados!
O desempenho é ótimo em qualquer cenário e como crítica só lhe apontamos o software que podia ser (ainda) mais suave e bem trabalhado pela Nubia. Já a qualidade das chamadas telefónicas foi algo que me levantou preocupações.
No entanto, o maior deal-breaker são as dimensões físicas deste telemóvel gaming. O Nubia Redmagic 3S é muito grande, mas se isso não te incomodar, então torna-se difícil encontrar entraves à sua compra, sobretudo com um preço competitivo.
Aprovamos o Nubia Redmagic 3S com 8,3 pontos
Em síntese, este Nubia entrega-se ao mundo gaming e é capaz de garantir aos jogadores uma incrível experiência de jogo em dispositivos móveis. Não é ideal para o utilizador comum, mas para um gamer é altamente recomendável!
Escolhas de design | 8,5 |
Qualidade de construção | 8,5 |
Ecrã | 8,5 |
Desempenho | 9 |
Interface / UI | 8 |
Câmara | 7 |
Autonomia | 8,5 |
Qualidade / Preço | 8,5 |
Pontuação média | 8,3 |
Se tens um orçamento baixo e precisas de um novo equipamento vê a nossa seleção dos melhores telemóveis baratos. Fica também a conhecer os melhores jogos grátis para PC da atualidade.