Novo portátil Lenovo roda e fecha o ecrã com comandos de voz

Pedro Alves
Pedro Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A IFA é sempre um evento onde os fabricantes fazem questão de mostrar as suas inovações tecnológicas e os seus produtos mais ou menos inovadores, mesmo aqueles que poderão nunca chegar às lojas.

Já aqui falámos no 4gnews do portátil Predactor da Acer com comando ‘pop-out’, apresentado também neste evento de Berlim, e mostramos-te agora a nova proposta que a Lenovo acaba de mostrar, para já ainda em fase de 'Proof of Concept'.

Chama-se Auto Twist AI PC e assume a forma de um portátil com ecrã rotativo, ao qual a empresa adicionou diversas funcionalidades baseadas em Inteligência Artificial.

Comandos de voz para rodar e fechar o ecrã

Novo portátil Lenovo roda o ecrã e fecha com comando de voz
O Auto Twist AI PC é apresentado pela Lenovo como um 'Proof of Concept'.
Imagem: Lenovo

A inovação do ecrã que equipa o Lenovo Auto Twist AI PC não está propriamente nas suas características de rotação sobre um eixo e ângulo ajustável, mas no facto de esses movimentos serem mecanizados e poderem ser controlados com a voz.

Graças ao conceito que a Lenovo designa por Dual Degree of Freedom, o utilizador pode assim ‘dizer’ ao portátil para fechar o ecrã, por exemplo, para posicionar o ecrã no modo ‘laptop’, ou emitir um comando para o ecrã fazer um ‘twist’ e assumir a posição de tablet.

Informações da Lenovo publicadas pelo The Verge, por outro lado, indicam ainda que o ecrã se fecha automaticamente quando o notebook não está a ser usado.

Lenovo Auto Twist AI PC
O suporte a comandos de voz permite alternar automaticamente entre o 'modo fechado', 'modo laptop' e 'modo tablet'.
Imagem: Lenovo

Inteligência Artificial e videochamadas

Uma das funcionalidades destacada pela Lenovo prende-se com a utilização de ferramentas de IA associadas ao ecrã para detetar os movimentos e a posição do utilizador.

Numa utilização isolada poderá ajustar o ângulo para uma visão ótima das imagens; no caso das videochamadas permite ainda manter o utilizador dentro do campo de visão.

O fabricante indica que a IA é também usada para acelerar a resposta aos comandos de voz em um ou dois segundos, embora o texto do The Verge dê nota de que esses comandos levam cerca de 10 segundos executar.

Jeff Witt, diretor de comunicação da Lenovo, lembra que este portátil está ainda em fase experimental: “Muitos destes conceitos não chegam ao mercado, mas alguns dos seus elementos poderão ser vistos futuro. Ele [Auto Twist AI PC] tem deteção facial; é basicamente um sistema de videoconferência integrado num laptop. Há muito potencial de acessibilidade” - conclui.

Pedro Alves
Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.