Nova atualização do Kodi já está disponível, eis as novidades!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

O antigo reprodutor de conteúdos média XBMC foi renomeado de “Kodi” há alguns anos. Desde então, foi alvo de várias atualizações que o transformaram num dos melhores hubs multimédia.

O controlo remoto e auto-updating são exemplos de algumas mudanças que foram criadas ao longo dos tempos. Chegando à Google Play Store através das versões Kodi 15 “Isengard”, 16 “Jarvis” e 17 “Krypton”.

O Kodi 17 "Krypton" foi a última grande atualização, lançada ao público em 2017. Sendo agora substituída pelo Kodi 18, com o nome "Leia". Ainda que não tenha sido confirmado, parece óbvio que o nome é uma homenagem à saga de ficção científica Star Wars.

Kodi 18 "Leia" já é oficial e traz novidades que 'nunca mais acabam'!

A versão estável do Kodi 18 acabou por demorar muito mais tempo a ser desenvolvida do que seria esperado. No entanto, depois de mais de um ano em fase alpha, já podes ter acesso à versão final com todas as novidades.

Se não sabes bem para que serve o Kodi, aproveita para dar uma vista de olhos neste artigo onde te explicamos de forma muito resumida o que podes fazer com este software fantástico!

De forma a tentar explicar o porquê da grande demora, a equipa do Kodi resolveu disponibilizar alguns números estatísticos sobre o desenvolvimento da mais recente versão "Leia". Podes ver em baixo alguns números surpreendentes:

  • Quase 10.000 alterações permanentes de código;
  • Mais de 3.000 pull-requests;
  • Cerca de 9.000 ficheiros alterados;
  • 500.000 novas linhas de código adicionadas e mais 500.000 removidas;
  • 36 novos desenvolvedores via open source, entre outros...

No site oficial do Kodi, é referido também em jeito de piada que foram consumidos muitas, mas mesmo muitas caixas de vinho e cerveja!

Quais os maiores destaques do novo Kodi 18 Leia?

Entre as várias novidades, existe uma que certamente merece um grande destaque. O Kodi 18 "Leia" vai passar a oferecer suporte nativo para emuladores de jogos, ROMs e comandos bluetooth. Esta é uma adição que vai certamente deliciar os milhões de fãs do Kodi.

Mas, a lista de novas implementações é simplesmente enorme. Vais poder encontrar melhorias na reprodução de TV em direto com suporte para diversos novos hardwares, integração na interface da Android TV (com suporte para Google Assistant!) e também suporte para reprodução de conteúdos Blu-ray.

Vais também poder encontrar algumas alterações na interface geral, com o tema "Estuary" a apresentar-se mais intuitivo e fácil de navegar. Vai também integrar o novo módulo gaming, dando-te fácil acesso a todos os teus emuladores.

Passa no site oficial do Kodi para ficares a par de todos os detalhes desta nova atualização. Mas ainda melhor que isso, é testares em primeira mão o novo Kodi 18 "Leia".

Editores 4gnews recomendam:

Android: Estes são os 10 smartphones mais populares em Portugal

Samsung sofre o pior trimestre desde pesadelo do Note 7

Huawei P20 Lite é o smartphone Android mais usado em Portugal

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.