7 novidades da Telegram para esquecer de vez o WhatsApp

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

A Telegram é uma aplicação para telemóveis e plataforma de comunicações instantâneas através da Internet que se afirma perante o WhatsApp, a atual líder de mercado que sofreu um pesado revés após anunciar as alterações à sua política de privacidade.

A rival Telegram dá a conhecer sete melhorias, funções e reforços para o seu serviço. Estas novidades estão presentes desde a versão 7.5 e contribuem para tornar esta plataforma numa excelente alternativa à empresa do grupo Facebook.

1. Auto exclusão de mensagens na Telegram

Há conversas que não foram feitas para durar. Por isso mesmo, a Telegram permite que os utilizadores possam apagar mensagens para todos os participantes a qualquer momento, sem deixar rastro. Sublinhamos que desde 2013 os utilizadores podem definir um temporizador para auto destruir a mensagem, mas apenas nos Chats Secretos.

A partir de agora, a função de auto destruição da mensagem fica disponível para todos os chats na Telegram. A novidade permite apagar automaticamente as mensagens para todos os participantes nas 24 horas ou 7 dias depois do envio.

Telegram

A auto destruição das mensagens só é possível após ativar o temporizador. Note-se que as mensagens anteriores continuarão disponíveis no chat da Telegram. O temporizador começa a contar quando a mensagem é enviada e não só quando é lida.

Para ativar temporizador em Android: Tocar em "Limpar Histórico" e em seguida escolher a duração. Para ativar o temporizador em iOS: tocar e manter a pressão na mensagem - tocar em "Selecionar" - Limpar Chat (canto superior esquerdo) - Ativar Autoexcluir.

Todas as mensagens com auto destruição ativada apresentam a contagem regressiva.

2. Links de convite com expiração

Os links são a forma mais fácil de trazer novos utilizadores e amigos para a Telegram. Agora, além do link de convite principal, os donos e administradores de grupos ou canais podem criar ligações de convite adicionais para utilização específica.

Animated GIF - Find & Share on GIPHY

Estes links podem agora ter duração limitada (temporizador), limite de utilizações, ou ambas as opções. A implementação visa dar mais controlo aos administradores e responsáveis pelos grupos e canais na Telegram.

Sublinhamos ainda que estes convites podem ser convertidos em códigos QR para facilitar o scan com a câmara do telefone. Os códigos podem posteriormente ser colocados em qualquer imagem, banner publicitário ou grande imagem de destaque.

Para ver e gerir os links de convite basta seguir estes passos:

  • Tocar para abrir o perfil do Canal ou Grupo > Editar > Links de Convite.
  • Tocar em (⋮) ou (⋯) para converter um link em Código QR.

3. Grupos com membros ilimitados

Entre os destaques da Telegram apontamos os grupos disponibilizados pela plataforma onde se podem juntar até 200 mil membros ativos. Aí podemos trocar mensagens, ficheiros multimédia como vídeos e outros arquivos, além de stickers e GIFs.

Mesmo com um limite generoso de membros - 200 000 - caso este valor seja atingido a plataforma converterá o grupo em Grupos de Transmissão quer permitem membros ilimitados.

A conversão é automática, mas restringe o envio de conteúdos como mensagens aos administradores. Por outro lado, os membros continuam a poder entrar nos chats de voz para comunicação direta e sem restrições.

Tal como aponta a própria plataforma, os Grupos de Transmissão são ideais para grandes comunidades, em que pessoas podem participar de entrevistas exclusivas, notícias ou conversas casuais.

4. Widgets para o ecrã inicial do smartphone Android

Os widgets são pequenas aplicações que nos dão acesso direto às apps propriamente ditas, estando disponíveis para Android e mais recentemente também para iOS. Estas novidades da Telegram, contudo, estão apenas disponíveis para dispositivos Android.

Para acesso instantâneo aos chats mais importantes da Telegram podemos adicionar os novos widgets ao ecrã inicial. Aí veremos uma pre-visualização das conversas e mensagens recentes, existindo ainda o Widget de Atalhos diretos para cada contacto.

Animated GIF - Find & Share on GIPHY

Para adicionar widgets ao ecrã inicial do smartphone basta tocar e manter a pressão no ecrã até surgir o menu pop-up. Aí surgirá a opção "Widgets" onde podemos adicionar o pretendido a partir da lista disponível.

Em iOS também podemos usar o widget Telegram, mas não temos os chats sempre atualizados devido às restrições do sistema.

5. Melhorias no sistema de denúncias e Importação de chats

A Telegram tem milhões de utilizadores diários e lida com milhares de denúncias todos os meses. Este mecanismo ajuda a manter a plataforma segura a assegura-se que a mesma não é usada para fins impróprios ou contrários aos seus Termos de Uso.

Para ajudar a manter a plataforma segura e para promover uma utilização mais salutar, a empresa coloca novas opções de denúncia nas mãos dos utilizadores. A partir da agora temos que associar uma mensagem específica à queixa para fundamentar a denúncia.

Animated GIF - Find & Share on GIPHY

A plataforma deixa o utilizador adicionar comentários ao conteúdo denunciado. Isto ajudará os moderadores da empresa a avaliar o conteúdo em questão e agir rapidamente. Caso detetem uma conta falsa, ou conteúdo, é agora mais fácil denunciar ocorrências.

6. É mais fácil importar chats WhatsApp para a Telegram

A empresa tem adicionado vários recursos para facilitar a transição dos utilizadores do WhatsApp para a sua plataforma. O mesmo se aplica a outras plataformas de mensagens instantâneas desde que o recurso foi introduzido em janeiro de 2021.

Agora é possível importar o histórico do WhatsApp e outros serviços com as mensagens a serem organizadas de acordo com a data original, desde que sejam adicionadas a um chat de Telegram com menos de 1000 mensagens.

O recurso está disponível para todos os utilizadores desta plataforma.

7. Há mais emojis animados para usar na Telegram

Telegram GIF - Find & Share on GIPHY

A personalização e a animação é um dos destaques desta plataforma de comunicação, com a Telegram a trabalhar continuamente para nos dar mais formas de expressão. Temos novos pacotes de emojis animados a chegar gradualmente de forma gratuita.

Ao mesmo tempo, também podem tirar proveito dos autocolantes animados a 60 fps para animações mais fluídas e agradáveis. Sem esquecer os GIFs das mais diversas categorias.

Tal como o coloca a empresa, a cada nova atualização da app há novas animações a chegar ao serviço. Estas podem ser enviadas como parte de uma mensagem, para a reforçar, ou utilizadas separadamente.

Tira mais proveito da aplicação Telegram:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.