Telegram: como impedir que o teu contacto seja descoberto

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Telegram é uma das melhores aplicações e serviços de mensagens instantâneas, tendo uma forte componente social. Destaca-se pelos canais, comparáveis aos grupos de WhatsApp (com as devidas diferenças), sendo um bom local para socializar.

Esta plataforma acolhe cada vez mais utilizadores e está repleta de funções que merecem ser divulgadas como é o caso da "Pessoas Próximas" que nos permite contactar pessoas nas redondezas, mas também expõe o nosso número num raio de 3 km.

"Pessoas Próximas", a peculiar função da Telegram

  • Abre a aplicação Telegram no smartphone Android ou iOS
  • Localiza o ícone do menu dos Ajustes / Opções - sinalizado pelos três traços horizontais - figura 1
Telegram 4gnews
Figura 1: localização do menu. Podes entrar no canal 4gnews.
  • Localiza e toca no menu "Pessoas Próximas" - figura 2
Telegram
Figura 2: localização do menu Pessoas Próximas

Caso seja um utilizador recente da plataforma Telegram este recurso estará desativado. Assim, por predefinição, o nosso número está oculto dos demais utilizadores, mas caso queiram tirar proveito das suas funcionalidades é aqui que o poderão fazer.

Podemos ativar a função e encontrar novas pessoas na app Telegram

Tocando em "Ficar visível", ser-nos à apresentado o seguinte aviso (figura 3). Aí a função é sumariamente explicada, dizendo-nos que deste modo podemos encontrar novas pessoas que também usem a Telegram e entrar em contacto com as mesmas.

Funciona de modo muito similar a um radar de proximidade - usando a localização GPS do telefone - para encontrar contactos nas redondezas - num raio de 3 km.

  • Para ativar a função - clicar em "Ficar visível"
Telegram
Figura 3: aviso apresentado ao ativar a função Pessoas Próximas.

Assim que estiver ativa, a função mostra-nos uma lista de contactos nas redondezas. Podemos ver as pessoas - num raio de 3 km - que também usam a Telegram.

A partir da lista é possível tocar num qualquer contacto apresentado e dar início a uma conversa. A plataforma apresentará alguns detalhes do contacto como o nome, número de telefone caso este esteja definido para público e a opção de Enviar Mensagem.

  • Tocar em Enviar Mensagem no menu do contacto
Telegram Dica
Figura 4: aviso apresentado ao tocar e dar início a uma conversa.

A partir daqui damos início à conversa com o contacto em questão. Note-se que também o podemos adicionar à lista de contactos, caso queiram manter-se próximos para futuras conversas, por exemplo.

Iniciada a conversa é possível ligar (chamada de voz), videoconferência, ou mensagem de texto através do chat da plataforma.

Como evitar que vejam o contacto nas Pessoas Próximas

Telegram Dica
Figura 5: opção "Parar de Me Mostrar" no menu Pessoas Próximas
  • Tocar na opção "Parar de Me Mostrar" - figura 5

A qualquer momento podemos impedir que o nosso número seja apresentado neste menu das Pessoas Próximas. Para tal, basta tocar na opção apresentada acima (figura 5), a partir daí, o nosso contacto não será descoberto.

Esta é apenas uma de várias opções oferecidas pela plataforma Telegram, sendo uma boa maneira de encontrar novas pessoas, mas também uma janela que pode expor o nosso contacto.

Por fim, para maior privacidade e segurança nesta plataforma, vê como impedir mensagens e contactos de estranhos, com o guia passo a passo.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.