Como transferir grupos do WhatsApp para a Telegram

Rui Bacelar

A Telegram implementou recentemente a possibilidade de importar conversas de grupo, os chats de grupo da WhatsApp e outras plataformas de mensagens instantâneas. O procedimento é simples, mas obriga a ter atenção à localização das novidades.

Aqui mostramos-te como podes transferir os chats do WhatsApp para a Telegram, uma das melhores plataformas alternativas para comunicação em tempo real, com destaque para a privacidade do utilizador. Com esta opção podes fazer uma transição rápida!

Podemos trazer os grupos do WhatsApp para a Telegram

Após a instalação da aplicação para Android e iOS, devidamente atualizada com a última versão, é possível migrar os grupos do WhatsApp para a Telegram. Seja por curiosidade, ou para quem procura uma opção mais respeitadora dos dados dos utilizadores, a Telegram é uma das melhores alternativas, ainda que a empresa do grupo Facebook continue a ser a mais popular.

1. Abrir a aplicação WhatsApp (Android ou iOS) - Em seguida entrar no grupo ou chat que queremos transferir para a Telegram.

WhatsApp Telegram 4gnews
Imagem 1: menu das opções na aplicação WhatsApp.

2. Localizar e tocar no menu das Opções - sinalizado pelos três pontos verticais no canto superior direito.
3. Tocar na opção "Mais" - última opção apresentada no menu das opções.

WhatsApp Telegram 4gnews
Imagem 2: sub-menu "Mais" a partir do menu Opções no WhatsApp.

4. Selecionar a opção "Exportar conversa" - a partir do sub-menu "Mais", nas Opções do WhatsApp.
5. Será aberto o menu de partilha - aí são apresentadas as várias opções de exportação disponíveis.
6. Localizar e tocar no ícone da aplicação Telegram - a localização da mesma variará consoante o smartphone.

WhatsApp Telegram 4gnews
Imagem 3: opção de criação de um novo grupo no Telegram

7. Escolher a opção desejada na Telegram - é possível criar um novo grupo para onde são importados os conteúdos do grupo de WhatsApp, ou importar esses conteúdos para um grupo existente na Telegram.
8. Feita a escolha a importação tem lugar - o processo pode demorar alguns minutos em grupos de WhatsApp com muitos membros e vários ficheiros multimédia partilhados.

WhatsApp Telegram 4gnews
Imagem 4: aviso apresentado após a importação dos conteúdos.

9. Assim que a importação terminar, tocar em "Pronto" - Todos os conteúdos importados estarão disponíveis, incluindo imagens, vídeos, clips de áudio e outros ficheiros disponíveis até então no grupo de WhatsApp.
10. Desfrutar e/ou repetir - podemos trazer todos os grupos de WhatsApp para a Telegram.

Trata-se de um procedimento relativamente simples que ajuda a transitar para esta aplicação de comunicações instantâneas, preservando as dinâmicas dos grupos. A ferramenta foi introduzida para aproveitar o crescente êxodo do WhatsApp.

Ao preparar a exportação do grupo, o utilizador pode optar por incluir, ou não, os ficheiros multimédia presentes no mesmo. Desse modo é possível agilizar a transferência caso não precises dos ficheiros já partilhados.

Para garantir que esta ferramenta está disponível, recomendamos que verifiquem se a aplicação Telegram está atualizada com a última versão.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.