Nova tecnologia permite envio de dados por "assobio"

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.
Novidade facilita troca de informações entre dispositivos com diferentes sistemas operacionais - como Android e iOS
Reprodução
A startup carioca NearBytes desenvolveu uma tecnologia com uma propriedade inusitada: a transmissão de dados por "assobio".
Com velocidade de 800 bits por segundo, a transmissão pode ser feita entre dispositivos com sistema operacional Android e iOs, uma das grandes vantagens em relação a tecnologias com a mesma finalidade - como a NFC (Near Field Comunication), que permite a troca de dados entre gadgets (mas não está disponível para iPhones, por exemplo).
No caso da ferramenta, o "assobio" é uma onda sonora de alta frequência emitida pelo alto-falante de um aparelho e reinterpretada por outro dispositivo receptor habilitado.
No site da NearBytes, é possível baixar o app e plugin que habilitam smartphones e PCs, respectivamente, a interpretar "assobios". Patenteada, a nova tecnologia funciona entre aparelhos que estão a até 10 centímetros de distância. Segundo os desenvolvedores, o curto espaço é uma medida de segurança.
Capacidade
Filmes, músicas e outros arquivos de grande porte não são enviáveis pela tecnologia. Mas ela é útil para troca de dados menores - como comandos e arquivos de texto.
"Já é possível, por exemplo, enviar os dados de um cartão de visitas por som em um segundo", afirma Marcelo Ramos, chefe de tecnologia da NearBytes.
Aplicações
Segundo Ramos, cerca de 600 desenvolvedores na Austrália, Canadá, Taiwan e outros países trabalham criando aplicações para a nova tecnologia. Entre elas, estão a capacidade de abrir uma porta por meio do som.
Além disso, a NearBytes aposta que sua criação pode ser útil também em setores como pagamentos móveis e codificação de senhas. Assim, a empresa trabalha para a popularização da tecnologia.
De acordo com Ramos, a NearBytes não pretende desenvolver aplicações com sua criação, mas apoiar iniciativas que façam uso licenciado da novidade. Atualmente, a empresa desenvolve uma versão para Windows Phone da nova tecnologia .
Assista aqui a vídeo da NearBytes sobre sua criação:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=X057ffZiJwQ?feature=player_embedded]
Fonte Exame.com
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.