Nova era digital: dá as boas-vindas ao novo cartão de cidadão do futuro com contactless

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

O novo cartão de cidadão é apresentado como sendo “mais completo, mais seguro e mais digital”. A grande novidade é o documento de identificação passar a integrar tecnologia contactless, mas há mais…

Estas são as principais novidades do novo cartão de cidadão português

A tecnologia contactless não é a única novidade. Mostramos aqui, em modo lista, tudo o que vais encontrar na nova identificação portuguesa:

  • Novo software
  • Fotografia maior
  • Chip será visível também na parte detrás do cartão
  • Novo formato e alterações no design
  • Concordante com a norma ICAO – Organização Internacional de Aviação Civil
  • Pode ser usado como bilhete nos transportes públicos e para entrar em espetáculos

Uma das novidades mais interessantes é a possibilidade de usar o cartão de cidadão para validar um bilhete nos transportes públicos ou entrar em qualquer espetáculo, sem necessitar de um bilhete físico.

No entanto, é preciso salientar que não existe ainda uma data para a entrada em funcionamento destas duas utilizações do novo CC.

Em declarações ao Jornal de Notícias, Pedro Tavares, secretário de Estado da Justiça explicou que o software integrado no documento de identificação “está já disponível para que as entidades públicas e privadas possam criar soluções e usá-lo em vários serviços”.

Ainda em declarações ao JN, o responsável mostra-se confiante de que a utilização do novo cartão de cidadão nos transportes públicos, vai estar funcional “nos próximos meses”.

Primeiras identificações contactless começam a ser emitidas a 10 de junho

imagem alusiva à tecnologia contactless
Os cartões de cidadão "antigos" vão ser substituídos pelos novos com contactless na altura da renovação da identificação Imagem gerada por IA Microsoft Designer

A emissão dos novos cartões de cidadão terá início no dia 10 de junho, data que assinala o dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas.

De acordo com as informações disponibilizadas, não vai existir uma substituição dos antigos cartões pelos novos. Os cidadãos vão ter acesso ao novo documento à medida que renovarem a identificação.

Com a funcionalidade contactless, já não vão ser necessários os leitores para o reconhecimento e leitura de dados. Tal como acontece nos cartões bancários, basta aproximar o cartão do dispositivo para que a leitura aconteça.

O Estado vai também disponibilizar uma atualização de software para que estes leitores sejam compatíveis com a nova identificação.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt