Nova alternativa ao Android Auto e Apple CarPlay dá-te mais segurança e privacidade

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Com o crescente interesse em funcionalidades de conectividade automóvel, a GrapheneOS, um sistema operativo de código aberto com suporte para aplicações Android e focado na privacidade, anunciou uma atualização importante. A última novidade é o suporte para o Android Auto.

O que faz do GrapheneOS uma escolha única

O GrapheneOS dá-te o aspeto e a sensação de teres um smartphone Pixel. No entanto, destaca-se por excluir aplicações e serviços da Google por padrão. Em simultâneo, acaba por fornecer uma série de funcionalidades de segurança avançadas para os utilizadores.

Este é um sistema operativo que está disponível há alguns anos. É uma experiência que pode ser vivida nos modelos Pixel 8 ou Pixel 8 Pro, vendidos como "Nitro Phone 4." No entanto, um dos grandes desafios do GrapheneOS era a incompatibilidade com o Android Auto, devido ao isolamento dos serviços da Google.

No entanto, isso está prestes a mudar. Segundo uma thread na rede social X, o suporte ao Android Auto estará disponível na próxima versão do GrapheneOS. Atualmente em fase de testes finais, essa funcionalidade em breve estará acessível para para os utilizadores Alpha.

Android Auto support for our sandboxed Google Play compatibility layer has been merged into GrapheneOS and should be available in the next release. It's currently going through final review and internal testing leading up to being able to make a public Alpha channel release.

— GrapheneOS (@GrapheneOS) 29 de dezembro de 2023

Ao que é indicado, vai fornecer permissões granulares para ligações com e sem fios, além de controlos de transmissão de áudio e chamadas telefónicas. Por isso, se porventura usas ou pretendes começar a usar o GrapheneOS, esta é uma boa novidade.

Esta integração representa um grande avanço, já que traz mais conveniência aos utilizadores preocupados com a segurança. E acaba por ser uma alternativa direta ao Android Auto clássico e ao Apple CarPlay.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.